Homilia

Buscar a santidade como o Monsenhor Jonas buscou, exorta padre Márcio

Sacerdote e missionário da Canção Nova presidiu a primeira missa de corpo presente do Monsenhor Jonas Abib; Fundador da Comunidade faleceu na noite desta segunda-feira, 12

Julia Beck
Da redação

Padre Márcio durante homilia da missa desta terça-feira, 13 / Foto: Hiago Lima

“Assim como ele buscou a santidade, cabe a nós buscá-la também”, foi o que afirmou o missionário da Comunidade Canção Nova padre Márcio Prado na primeira missa de corpo presente do Monsenhor Jonas Abib. A celebração aconteceu, às 7h desta terça-feira, 13, no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, localizado na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).

Monsenhor Jonas faleceu na noite desta segunda-feira, 12, Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe. O sacerdote de 85 anos estava se tratando de um mieloma desde maio de 2021, e teve complicações após passar por uma jejunostomia em um hospital da capital paulista onde estava internado desde o final de outubro.  A cirurgia visava controlar os frequentes episódios de pneumonia, provocados por broncoaspiração.

Homilia

Em sua homilia, padre Márcio recordou a missão do fundador da Canção Nova: anunciar a vinda do Senhor, o novo céu e a nova terra. O sacerdote frisou que o primeiro céu e a primeira terra passaram. “Somos peregrinos neste mundo, não ficamos aqui para sempre”, disse.

O presbítero ressaltou que, durante a vida, há alegrias, mas também muitas tristezas. “Somos chamados a enfrentar os desafios com coragem”, exortou.

Louvor e gratidão

Louvor e gratidão a Deus. Esses são os sentimentos que, de acordo com padre Márcio, devem permear o dia de hoje. Louvor e gratidão, porque Monsenhor Jonas apontou a todos as coisas do alto e lutou para viver a santidade até o último momento de sua vida.

“Pela Graça de Deus, nosso pai está na eternidade, nós cremos”, afirmou o sacerdote. “Ele pregou e pedia: preparai o caminho, Que ele esteja preparando o nosso caminho.”

Foto: Hiago Lima

Ou santos ou santos

O presbítero lembrou que o fundador da Canção Nova dizia que queria ver todo mundo no céu. “Para chegar lá, é preciso santidade de vida”, destacou. Padre Márcio frisou, então, a famosa frase do Monsenhor Jonas: “ou santos ou nada”.

Segundo o sacerdote, a frase “ou santos ou nada” surgiu em uma homilia de uma missa de corpo presente de uma amiga do Monsenhor Jonas. Depois, padre Márcio comentou que a frase foi reformulada para: “ou santos, ou santos”. “Não há outro caminho”, disse.

Pai de uma multidão

Padre Márcio afirmou que o Monsenhor Jonas Abib é o pai de uma multidão. “Quantos foram evangelizados, catequizados por ele ou por seus “filhos”, “amigos”!, destacou.

“A missão continua, ela não terminou”, exortou. O presbítero reforçou que a missão da Igreja, da Canção Nova e do padre Jonas não foi encerrada: “Que ela continue com ainda mais garra, coerência e santidade”. Padre Márcio ressaltou que a missão da Canção Nova de preparar um povo bem disposto para a vinda definitiva de Jesus seguirá.

Por fim, o presbítero rezou: “Senhor, nós te agradecemos e louvamos pelo dom da vida do padre Jonas, pelas maravilhas que o Senhor fez através desse seu filho. (…) Damos graças pelo rastro de santidade que ele deixou para nós. (…) Assim como ele buscou a santidade, cabe a nós buscá-la também”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo