Vida e obra

Legado de fé: relembre a trajetória de Monsenhor Jonas Abib 

Fundador da Canção Nova dedicou sua vida à evangelização, buscando formar homens novos para um mundo novo 

Jéssica Marçal
Da Redação 

Monsenhor Jonas Abib fundou a Comunidade Canção Nova / Foto: Arquivo Canção Nova

Um homem de Deus, um pai fundador, pessoa além de seu tempo, um mestre espiritual. O Monsenhor Jonas Abib deixa um verdadeiro legado de fé, e não só para a Renovação Carismática Católica no Brasil, da qual foi um dos pioneiros. 

Acesse
.: Notícias sobre o adeus ao Monsenhor Jonas Abib

A Comunidade Canção Nova foi a realização de um sonho, a materialização de uma missão. Por meio dessa “companhia de pesca”, em especial, se vê hoje a grande obra de evangelização do sacerdote, que ajudou a formar homens novos para um mundo novo. 

Paulista de Elias Fausto, Monsenhor Jonas foi ordenado padre, em 1964, com o lema “Feito tudo para todos”, já indicando ali sua vida de doação em prol da evangelização. Um trabalho reconhecido também, de modo especial, com o título de monsenhor, concedido em 17 de outubro de 2007, pelo Papa Bento XVI. 

Conheceu a Renovação Carismática Católica em 1971, um marco em sua vida. 

A Canção Nova 

Empenhado no trabalho com a juventude, foi em 1977 que dirigiu um chamado especial a um grupo de jovens na renovação carismática. “Quem quer dar um ano da vida para Deus, para viver em comunidade e fazer o que eu faço com vocês?”, disse na época. 

Esse chamado culminou no que hoje é a Comunidade Canção Nova, cujo carisma é uma forma renovada de levar a experiência pessoal do encontro com Jesus Cristo na eficácia do Espírito Santo. A obra obteve o Reconhecimento Pontifício em 2008, e, de forma definitiva, em 2014. Com isso, é considerada pela Santa Sé como uma “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício”. Ou seja, está a serviço da Igreja no mundo inteiro, não só local. 

Música e literatura

Para além da comunicação, o sacerdote também se valeu da música na missão de “transformar homens novos para um mundo novo”. A música sempre fez parte do seu trabalho missionário, que buscou justamente trazer uma “Canção Nova” para as pessoas sedentas de Deus. 

Mas foi em outubro de 2007 que a música marcou a trajetória do Monsenhor de modo especial. Já aos 70 anos de idade, ele gravou seu primeiro DVD: “Como é linda a nossa família”. 

Leia mais:
.: Falece Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova

A produção de alto nível artístico e musical reuniu músicos e vários cantores da Canção Nova. Inclusive esse foi um ponto destacado pelo sacerdote ao comentar o lançamento da obra: “Quem canta só, canta bem, mas quem canta com outros, canta muito melhor! A minha grande satisfação, neste trabalho, foi cantar com os meus filhos”.

Em 21 canções, o DVD fez uma retrospectiva da história musical do sacerdote e de momentos importantes da vida em comunidade.  O lançamento também foi em data especial: 2 de fevereiro de 2008, quando a Comunidade completou 30 anos. Assista, abaixo: 

Confira
.: Discografia do Monsenhor Jonas 

Com relação à obra literária, Monsenhor Jonas publicou livros sobre várias temáticas católicas. Alguns títulos são muito conhecidos, como “A Bíblia no meu dia a dia” e “Curados para amar”. 

Os salesianos 

Outro marco na trajetória de Monsenhor Jonas Abib é sua relação com os salesianos, que começou cedo, ainda no ventre materno. Em um parto difícil, sua mãe, dona Josepha, pediu a intercessão de Dom Bosco, consagrando a ele seu filho, e na mesma hora deu à luz. O episódio chegou a ser narrado pelo próprio sacerdote em suas pregações. 

Já aos 12 anos, começou a estudar no Liceu Coração de Jesus, na capital paulista. Aos 13, foi transferido para o seminário salesiano, no Colégio São Manoel, em Lavrinhas (SP), e depois para o Instituto Coração Eucarístico, em Pindamonhangaba. 

O curso de Filosofia também foi com os salesianos, no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia. Cursou teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo e, em 1964, ordenou-se sacerdote. 

Em 2010, a Canção Nova foi oficialmente admitida na Família Salesiana. Os salesianos são uma organização internacional de pessoas dedicadas, em tempo integral, ao serviço dos jovens, especialmente os mais pobres e necessitados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo