PAZ

Bispos do Reino Unido e religiosos pedem fim da violência em Camarões

Líderes religiosos pedem uma forte ação diplomática da comunidade internacional para pôr fim à violência em Camarões

Da redação, com Vatican News

Os bispos Declan Lang, de Clifton, e Philip Egan, de Portsmouth / Fotos: Reprodução Youtube e Reprodução Twitter

Dois bispos se juntaram a outros líderes cristãos no Reino Unido e pediram à comunidade internacional, bem como ao governo do próprio Reino Unido, que respondam a situação de violência que acomete Camarões.

“Ouvimos o clamor de nossas irmãs e irmãos na região anglófona de Camarões, que enfrentam violações diárias de sua dignidade humana”, diz a declaração ecumênica co-assinada pelos bispos Declan Lang de Clifton e Philip Egan de Portsmouth, bem como quatro outros líderes religiosos.

“Relatos recentes de execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias e ataques a civis exigem uma resposta da comunidade internacional”, disseram os líderes religiosos no comunicado publicado no site da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales (CBCEW) nesta segunda-feira, 28.

Dom Lang é Presidente do Departamento de Assuntos Internacionais da CBCEW, enquanto a diocese do Bispo Egan é geminada com a Arquidiocese de Bamenda, localizada no noroeste de Camarões.

Apelo

À esteira dos violentos confrontos, os líderes religiosos pediram ao governo do Reino Unido que trabalhe com outros países europeus “em uma ação diplomática robusta para conter a violência e ajudar a chegar a um acordo negociado que proteja os direitos de todo o povo de Camarões”.

Os religiosos também expressaram proximidade com as igrejas “que trabalham com as comunidades locais para rejeitar a violência e buscam o caminho do diálogo”, garantindo-lhes que “não foram esquecidos”.

A situação em Camarões

Camarões está envolvido em um ciclo de violência desde 2016, quando o governo francófono forçou a presença de advogados e professores de língua francesa em tribunais e escolas de língua inglesa. Os protestos da minoria de língua inglesa, que representa 20% da população, rapidamente degeneraram em confrontos violentos em meio a pedidos pela criação de um estado separado para estas pessoas.

Os confrontos entre os separatistas e as forças governamentais resultaram em pelo menos três mil mortes e no deslocamento de centenas de milhares de pessoas, alguns das quais fugiram à vizinha Nigéria. A situação foi agravada ainda mais por violentas repressões contra protestos no país por parte das forças governamentais.

A pressão da comunidade internacional levou o presidente Paul Biya a realizar um grande Diálogo Nacional em outubro de 2019. Isso levou o governo a conceder status especial às duas regiões anglófonas do país. Em fevereiro de 2020, dezesseis bispos de todo o mundo enviaram uma carta a Biya pedindo que mantivesse conversas de paz com os separatistas.

Camarões está se preparando para as eleições regionais marcadas para 6 de dezembro. O governo afirma que as eleições fazem parte de um processo de descentralização que deve devolver o poder às dez regiões do país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo