Coreia do Norte

Diocese de Pyongyang será consagrada a Nossa Senhora de Fátima

Anúncio foi feito pelo arcebispo de Seul em cerimônia no dia 25 de junho, nos 70 anos do início da Guerra da Coreia 

Gracielle Reis
De Portugal

Cardeal Andrew Soo-jung anunciou consagração da diocese de Pyongyang a Nossa Senhora de Fátima / Foto: Reprodução TV Canção Nova Portual/AIS

A diocese de Pyongyang, na capital da Coreia do Norte, vai ser consagrada a Nossa Senhora de Fátima. O anúncio foi feito pelo arcebispo de Seul, Coreia do Sul, Cardeal Andrew Soo-jung, durante uma cerimônia no último dia 25 de junho, quando se recordou o início da Guerra da Coreia há 70 anos.

Em um período em que cresce a tensão entre as duas Coreias, o arcebispo de Seul ressaltou a urgência de paz na península coreana e recordou os cerca de três milhões de mortos da guerra que teve início em 1950, além do drama vivido por refugiados, famílias separadas e perseguição aos cristãos pelo regime da Coreia do Norte.

Nas últimas semanas, os líderes do Norte cortaram canais de comunicação com o sul e fizeram explodir, em 16 de Junho, o edifício que servia de escritório de ligação entre as delegações dos dois países.

A Igreja Católica tem estado particularmente empenhada no processo de paz na península coreana.  Sinal disso, desde dezembro do ano passado e até novembro, são celebradas Missas pela paz todos os dias na Coreia do Sul.

Em outubro do ano passado, o arcebispo de Seul presidiu a peregrinação aniversária de Fátima. Na ocasião, destacou que ir à Fátima é uma forma de trazer as intenções dos coreanos que sofrem com a perseguição religiosa e a guerra. Apesar de ser administrador apostólico de Pyongyang, capital da Coreia do Norte, o Cardeal Andrew nunca foi autorizado a visitar o país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo