AJUDA

Bispos estadunidenses e Catholic Relief promovem trabalho humanitário

A coleta anual para o Catholic Relief Services, agendada para 13 e 14 de março, atenderá os mais vulneráveis em meio a estes tempos marcados pelos impactos contínuos da pandemia de Covid-19

Da redação, com Vatican News

A CRS e os bispos dos Estados Unidos estão promovendo um trabalho de ajuda aos mais pobres / Foto: Imagem de Free-Photos por Pixabay

Prestar ajuda a pessoas que sofrem com a fome, guerra, desastres naturais, injustiça racial, perseguição religiosa e o impacto da pandemia de Covid-19 em curso — estas são algumas das áreas de intervenção da Catholic Relief Services (Serviços de Assistência Católica, CRS, na sigla em inglês).

O CRS apoia organizações católicas que realizam esforços internacionais de ajuda humanitária e solidariedade. A entidade coleta uma contribuição nacional anual durante a Quaresma, por meio da qual os católicos podem ajudar as pessoas mais vulneráveis nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Para muitas paróquias estadunidenses, a coleta deste ano, organizada sob o tema “Ajude Jesus disfarçado”, será realizada de 13 a 14 de março.

As contribuições para a coleção Serviços de Assistência Católica são distribuídas a fim de prestar ajuda e desenvolvimento internacional; o Escritório de Migração e Serviços para Refugiados (MRS) da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) para o reassentamento de refugiados; Escritório de Justiça e Paz Internacional da USCCB para defesa de políticas governamentais; o Secretariado da USCCB sobre Diversidade Cultural na Igreja para o Cuidado Pastoral para Migrantes, Refugiados e Viajantes e ministério para os habitantes das Ilhas da Ásia e do Pacífico; Catholic Legal Immigration Network, Inc. (CLINIC) para assistência jurídica a imigrantes; e o Fundo de Socorro do Santo Padre para ajudar o Papa Francisco a chegar às pessoas que sofrem em todo o mundo.

Uma grande contribuição ao trabalho humanitário

“A CRS reúne pequenos valores a fim de causar um impacto multimilionário. Mesmo uma doação de US$ 10 pode transformar a vida de alguém que já estava em extrema necessidade quando a pandemia começou”, explicou o arcebispo Paul D. Etienne, de Seattle, que atua como presidente do Comitê de Coleções Nacionais da USCCB.

“A necessidade é urgente”, insiste. “Devido ao impacto contínuo da pandemia Covid-19 em curso sobre a capacidade dos paroquianos de se reunirem para a missa, os presentes para esta coleção caíram drasticamente em 2020 — exatamente quando eram mais necessários”.

Ajuda àqueles que necessitam

Fundada em 1943 e membro da rede Caritas Internationalis, a CRS tem se envolvido em vários projetos importantes.

Por exemplo, quando o CRS ajuda famílias após um desastre natural, o faz de forma a promover a prosperidade futura. O CRS também ensina habilidades comerciais e conecta pequenos agricultores e comerciantes a mercados maiores para o comércio. Além disso, oferece serviços de aconselhamento para fortalecer casamentos abalados por traumas.

Graças ao apoio do CRS, o Serviço de Migrantes e Refugiados da USCCB (MRS) está atualmente oferecendo abrigo seguro e apoio para menores desacompanhados. O MRS tenta reunir as crianças com parentes nos Estados Unidos e defende a reforma das políticas de refugiados e imigração.

“Esta assistência imediata aos pobres e vulneráveis ajuda-os a prosperar”, disse o arcebispo Etienne. “Somos muito gratos a todos aqueles que doaram no ano passado, em um momento de dificuldade. Peço-lhe agora que orem sobre o que podem dar e como podem ser o rosto de Jesus para tantos que sofrem”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo