Saudação

Bispos escrevem carta ao novo presidente do Chile, Gabriel Boric

Que Deus lhe dê a sua sabedoria e força, são os votos dos bispos chilenos na carta enviada ao novo presidente do Chile

Da Redação, com Agência Fides 

Gabriel Boric, eleito novo presidente do Chile / Foto: Reprodução Reuters

Bispos do Chile escreveram uma carta ao novo presidente do país, Gabriel Boric, eleito neste domingo, 19, em segundo turno. Na carta, os bispos destacam a grande missão que o país confia ao novo presidente e expressam os votos de que ele esteja a serviço do país.

A mensagem é assinada pelo arcebispo de Santiago e presidente da Conferência Episcopal Chilena, Cardeal Celestino Aós Braco, e pelo bispo de Chillán e secretário-geral do organismo, Dom Sergio Pérez de Arce Arriagada.

“O país expressou um voto de confiança e lhe confia uma grande missão, voltada a dirigir os destinos da nossa nação como primeira autoridade e primeiro servidor”, escrevem os bispos na mensagem. Eles rezam pelo novo presidente pedindo que Deus lhe dê sua sabedoria e sua força.

“A missão é sempre maior que as nossas possibilidades e capacidades, mas confiamos que – com a colaboração dos cidadãos, o trabalho dos diversos protagonistas sociais e políticos e a força espiritual que vem da fé e das mais profundas convicções humanas – possa encarar a sua tarefa com generosidade, emprenho e prudência”, acrescentam.

Os bispos declaram, por fim, que a Igreja Católica no Chile quer continuar contribuindo, segundo sua própria missão, para a construção de uma humanidade mais justa e fraterna. Eles asseguram o seu apoio, oração e contribuição da ação pastoral, sempre em respeito à ordem democrática da Pátria e das suas autoridades legitimamente eleitas.

A nova presidência

Gabriel Boric, candidato da esquerda, obteve cerca de 56% dos votos contra 44% de seu adversário, Jose Antonio Kast. Em seu perfil no Twitter, Kast divulgou que ligou para Boric para parabenizá-lo pela vitória. Aos 35 anos de idade, Boric será o presidente mais jovem da história do país.

O Chile está vivendo um período de trabalho em todos os campos desde outubro de 2019, também marcado por manifestações e violências que não pouparam a Igreja. Com o plebiscito de 25 de outubro de 2020, os chilenos sancionaram o início do processo de redação de uma nova Constituição.

Leia também
.: Chile: perspectivas para desenvolvimento à luz da doutrina católica

As eleições presidenciais, parlamentares e regionais ocorreram em 21 de novembro de 2021 em um clima de forte polarização. A decisão da presidência foi selada ontem, em segundo turno. Às vésperas das eleições, os bispos destacaram que “para quem vier governar o país no próximo período, a tarefa será difícil e complexa”.

Gabriel Boric assume a presidência do Chile em março de 2022.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo