Texto lamenta acidente ocorrido neste domingo, 22, expressa solidariedade às famílias das vítimas e pede atenção das autoridades à possível contaminação do rio Tocantins
Da Redação, com Regional Nordeste 5 e Agência Brasil
A presidência do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma nota de solidariedade às vítimas do acidente ocorrido na Ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, via que atravessa o Rio Tocantins e liga os municípios de Estreito (MA) e de Aguiarnópolis (TO), neste domingo, 22.
O vão central da ponte, com 533 metros de extensão, cedeu, provocando a queda de pelo menos dez veículos, incluindo quatro caminhões. Segundo a Defesa Civil da cidade de Estreito, no Maranhão, uma pessoa morreu e uma está hospitalizada. Além disso, ao menos 14 pessoas estão desaparecidas.
Na nota, os bispos lamentam profundamente o acidente e manifestam sua solidariedade com as vítimas e suas famílias, rogando a Deus que conforte os corações de todos os envolvidos.
O texto pede ainda que as autoridades priorizem a recuperação da ponte e monitorem o Rio Tocantins, pois há suspeitas de contaminação da água, o que ocasionará graves riscos para as pessoas e o meio ambiente. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, há relatos de que um dos caminhões carregava substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente, como ácido sulfúrico e agrotóxicos.