Repercussão

Bispos da Eslováquia acolhem notícia da visita do Papa

Eslováquia receberá a visita do Papa em setembro; anúncio foi feito ontem pelo próprio Pontífice

Da Redação, com Vatican News

O presidente da Conferência Episcopal da Eslováquia, Dom Stanislav Zvolenský / Foto: Reprodução – site oficial

Sensibilidade por aqueles que sofrem. É assim que os bispos da Eslováquia acolhem a notícia da visita do Papa Francisco no próximo mês de setembro. O presidente da Conferência Episcopal do país, Dom Stanislav Zvolenský, divulgou uma videomensagem neste domingo, 4, após o anúncio feito pelo próprio Pontífice.

O anúncio foi feito após o Angelus. Em seguida, a sala de imprensa da Santa Sé confirmou a viagem, que será em setembro próximo. A visita do Papa representa “uma mensagem de sensibilidade por aqueles que sofrem, que estão à margem da sociedade, os mais necessitados, tanto na esfera material como espiritual”, comentou Dom Zvolenský.

O arcebispo acrescentou que a notícia compartilha a alegria relacionada com a Solenidade dos santos Cirilo e Metódio, anunciadores da fé. “Foram eles que nos ensinaram o respeito pelo Papa e, agora, poderemos acolher novamente o sucessor do Apóstolo Pedro na Eslováquia, recebê-lo entre nós”.

Dom Zvolenský convida os eslovacos a se prepararem internamente para acolher bem a mensagem de Francisco, sua preocupação com a família e com os jovens. “Podemos esperar um grande fortalecimento espiritual”, concluiu Dom Stanislav.

Palavras da presidente 

O Papa Francisco já havia aceitado o convite de visitar a Eslováquia feito pela presidente do país, Zuzana Čaputová, no início de dezembro de 2020. Na ocasião, a presidente esteve em audiência oficial no Vaticano. O deslocamento internacional, no entanto, dependia do progresso da pandemia e também da sua saúde.

Em comunicado oficial à imprensa, logo após o anúncio do Papa, a presidente disse estar muito feliz com a notícia. Ela recordou o encontro com Francisco no Vaticano.

“Quando o encontrei em dezembro, no Vaticano, ele me disse o quanto a Eslováquia é querida por ele. As suas palavras são confirmadas pelo fato de que pretende permanecer mais tempo na Eslováquia. Acredito que a presença do Papa Francisco será uma mensagem de reconciliação e de esperança para todos nós nos momentos difíceis que estamos vivendo”.

A etapa na Eslováquia

A visita apostólica à Eslováquia será a segunda etapa da viagem do Papa que vai começar no dia 12 de setembro deste ano pela Hungria. Na ocasião, o Papa participará da missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional.

No mesmo dia, ele sai de Budapeste e parte para Brátislava, “a duas horas de carro”, como já antecipou o Papa. Até o dia 15 de setembro, Francisco ainda visita as cidades de Présov, Koesice e Šaštin. O programa oficial da viagem será divulgado oportunamente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo