Sociedade

Bispos aos avós: transmitam valores humanos e cristãos aos netos

Em mensagem dedicada ao Dia dos Avós, celebrado na sexta-feira, 26 de julho; bispos escrevem sobre a relação entre avós e netos

Da redação, com Agência Ecclesia

Relação entre avós e netos é tema de mensagem de bispos portugueses/ Foto: Arquivo – CN

A Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) de Portugal divulgou uma mensagem para o Dia dos Avós celebrado na sexta-feira, 26 de julho. Na data é celebrada a memória litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus. No texto, os bispos rejeitam qualquer forma de violência praticada contra os mais velhos e afirmam que os avós são desafiados a ensinar aos netos que é “mais importante interagir com pessoas do que lidar com máquinas”.

“Não basta que os avós passem para as mãos dos netos instrumentos eletrônicos sofisticados e reconhecer neles as competências inatas para lidar com as novas tecnologias”, alertam os bispos na mensagem para o Dia dos Avós.

Para a Comissão Episcopal do Laicado e Família é cada vez “mais urgente” ajudar os mais novos a interiorizar que a comunicação, a ternura, a relação, o olhar e o abraço humanos são insubstituíveis. “É importante que aprendam que é mais importante escutar, contemplar, conversar, partilhar, discutir e interagir com pessoas do que lidar com máquinas”, aponta a CELF.

Leia mais
.: Avós, símbolos de experiências

Os bispos desafiam os avós a enfrentar algumas resistências, convidando os netos a “voltar um pouco atrás no tempo” dando prioridade às relações entre pessoas: “Que os encontros e reencontros, deste tempo (…), sejam ocasião propícia para que os avós transmitam os grandes valores humanos e cristãos aos seus netos”.

“Os avós cristãos poderão colorir os múltiplos espaços cinzentos da vida atual com a fraternidade, sensibilidade social, defesa das pessoas frágeis, com fé luminosa e a esperança ativa”, revelam os bispos. Na mensagem a CELF lembrou aos netos: “valorizar o papel insubstituível dos seus avós e de todos os idosos. (…) Não podemos aceitar uma mentalidade de impaciência, de indiferença, de desprezo e muito menos tolerar qualquer forma de violência, exploração ou abuso em relação aos mais velhos”.

Os bispos concluíram a mensagem exortando: “despertar o sentido coletivo de gratidão, apreço, hospitalidade que faça o idoso sentir-se parte da família, comunidade e sociedade. (…) Unimo-nos aos netos e com eles felicitamos os avós neste dia que lhes queremos dedicar com alegria e gratidão”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo