FALECIMENTO

Bispo emérito da Diocese de São Gabriel da Cachoeira falece

Dom Walter Azevedo faleceu no início deste domingo, 28; ele tinha 97 anos de idade e vivia na comunidade Salesiana de Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus

Da redação, com CNBB

Foto: Divulgação – Inspetoria São Domingos Sávio

Morreu, no início da tarde deste domingo (28), Dom Walter Azevedo, bispo emérito da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas. O religioso tinha 97 anos de idade e vivia na sede da comunidade Salesiana de Dom Bosco, na Zona Leste de Manaus. Ele era da congregação dos salesiano.

Dom Walter foi nomeado bispo-coadjutor de São Gabriel da Cachoeira pelo Papa João Paulo II, em 1986. Dois anos depois, assumiu como o titular da diocese. Seu lema episcopal era: “In Novitate Spiritus”. Em janeiro de 2002, o religioso se aposentou ao completar 75 anos. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do bispo. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou nota de condolências.

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Walter Ivan de Azevedo

Estimado irmão, Dom Raimundo Vanthuy Neto

Recebemos, com pesar, a notícia do falecimento do nosso irmão Dom Walter Ivan de Azevedo, Bispo Emérito da Diocese de São Gabriel da Cachoeira. Queremos expressar nossa unidade através da oração, ao caro irmão, aos familiares e amigos de Dom Walter e a todo o Povo de Deus dessa Igreja Particular. Que Deus em sua infinita misericórdia faça brilhar para a ele a luz divina.

“A Amazônia é para mim, minha terra. Não sei mais viver fora da Amazônia.” Nestas palavras, Dom Walter resumiu toda sua experiência nesta abençoada terra, sobretudo como pastor comprometido com a missão e a causa dos povos indígenas. E como Salesiano, buscou viver intensamente os ensinamentos de Dom Bosco: “Deus nos colocou no mundo para os outros”.

Agradecemos a Deus pela sua caminhada cheia de frutos para a vida da Igreja e do povo. Nossa oração nos consola na certeza de sua páscoa e na esperança de que esse nosso irmão compartilhava da convicção que nos foi deixada pelo apóstolo de que a “a coroa da justiça” está reservada para ele pelo Senhor, o justo juiz, que dará essa coroa, não somente a ele, “mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação” ( 2 Tm 4,8).

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo