Marco

Basílica Histórica de Aparecida completa 40 anos de tombamento histórico

Considerada de interesse histórico, religioso e arquitetônico, Basílica História de Aparecida passou por processo de restauro que durou 11 anos

Da Redação, com Santuário Nacional

Foto: Thiago Leon

Há 40 anos, a Basílica Histórica de Aparecida passava por mais um marco em sua existência: o tombamento histórico. Em 18 de abril de 1982, o templo foi reconhecido como de interesse histórico, religiosos e arquitetônico.

A ação foi do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), reconhecendo a Basílica como um edifício tradicional de devoção intimamente ligada à história e à cultura religiosa do povo brasileiro. A iniciativa foi de parte da população aparecidense, informa o missionário redentorista, padre Victor Hugo Lapenta.

A Basílica Histórica abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida desde sua inauguração em 1888. Foi a primeira igreja no Brasil a receber o título de Basílica Menor, em 1908, e passou por um projeto de restauro que durou 11 anos (de 2004 a 2015). Quem coordenou os trabalhos foi a restauradora Cláudia Rangel e sua equipe.

Atualmente, a Basílica Histórica fica aberta todos os dias para visitação dos peregrinos. As missas são celebradas diariamente: de segunda a sexta às 18h e aos sábados e domingos às 9h,15h e 18h. No local, também acontece a consagração a Nossa Senhora, às 15h, duramente a semana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo