Neste sábado

Arquidiocese do Rio adapta sua tradicional peregrinação a Aparecida

Neste sábado, fiéis cariocas realizam peregrinação a Aparecida, com adaptações em virtude da pandemia

Da Redação, com Santuário Nacional

Santuário Nacional de Aparecida /Foto: Arquivo Canção Nova

Neste sábado, 28, a arquidiocese do Rio de Janeiro realiza sua tradicional peregrinação a Aparecida, ao Santuário Nacional. Essa romaria centenária é considerada uma das maiores peregrinações arquidiocesanas ao Santuário e será realizada de forma reduzida em virtude da pandemia.

Em anos anteriores, a data chegou a reunir mais de 60 mil cariocas em Aparecida, segundo dados da arquidiocese do Rio de Janeiro. Desta vez, apenas um pequeno número de fiéis e clérigos estarão de forma presencial no Santuário.

Por causa da pandemia, houve ainda outras mudanças. As atividades que geram aglomerações, como a oração do Terço Mariano e a Via-Sacra no Morro do Cruzeiro, foram canceladas. Quem não estiver presencialmente em Aparecida poderá acompanhar de casa a missa das 9h, com transmissão pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube) e Rede Aparecida de Comunicação. 

O ponto alto da peregrinação será às 9h, com a missa solene no Altar Central da Basílica. A Eucaristia será presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e concelebrada pelos bispos auxiliares, vigários episcopais e sacerdotes do clero carioca.

Origem da peregrinação

A peregrinação da arquidiocese do Rio de Janeiro a Aparecida se intensificou em 1931. Isso se deu após a visita da Imagem original de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro.

Leia também
.: Há 90 anos, Brasil ganhava padroeira: Nossa Senhora Aparecida

Durante seu arcebispado na arquidiocese carioca, entre 1971 e 2001, o Cardeal Eugênio Sales determinou que as romarias fossem realizadas anualmente no último sábado do mês de agosto. A tradição é mantida até os dias de hoje.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo