Procissão que conduziu a imagem peregrina do padroeiro do Rio de Janeiro pela Baía de Guanabara integrou a programação da Trezena de São Sebastião
Da Redação, com Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Cardeal Orani durante procissão marítima desta segunda-feira, 19/ Foto: Assessor de Imprensa da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, em parceria com o 1º Distrito Naval, realizou na manhã desta segunda-feira, 19, a tradicional procissão marítima de São Sebastião, pela Baía de Guanabara. O momento reuniu autoridades civis, militares e religiosas em um gesto público de fé, devoção e oração pelo Rio de Janeiro.
A procissão conduziu a imagem peregrina de São Sebastião, réplica oficial e a única existente da imagem histórica trazida por Estácio de Sá, fundador da cidade. A celebração contou com a presença do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta, acompanhado pelos bispos auxiliares Dom Roque, Dom Catelan, Dom Tiago Stanislaw e Dom Hiansen.
Durante a procissão, próximo ao local onde teria ocorrido a histórica Batalha das Canoas, episódio decisivo para a consolidação da expulsão dos invasores franceses da Baía de Guanabara, Dom Orani rezou e lançou ao mar pétalas de rosas, em um gesto simbólico de oração e homenagem aos militares mortos no confronto.
Após a procissão, foi celebrada a Santa Missa no salão histórico do 1º Distrito Naval, como parte da 17ª edição da Trezena de São Sebastião, na véspera da solenidade do padroeiro, comemorada em 20 de janeiro.
O evento integrou a programação preparatória para a grande festa dedicada a São Sebastião, expressando a fé do povo carioca e a presença missionária da Igreja junto às diversas realidades da cidade.
Dia do Padroeiro
O padroeiro da cidade do Rio de Janeiro será celebrado nesta terça-feira, 20, feriado no Rio, com a realização da tradicional Missa Solene no Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, às 10h. À tarde, a partir das 16h, ocorre a procissão arquidiocesana, que sairá do Santuário Basílica de São Sebastião em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro, seguida do Auto de São Sebastião 2026, na Avenida Chile, e da missa solene.




