Data neste domingo

Avós e idosos são convidados a ser artífices da ternura

Neste domingo, 24 de julho, será celebrado o Dia Mundial dos Avós e Idosos, instituído pelo Papa Francisco, com o tema “Dão fruto mesmo na velhice”

Huanna Cruz
Da Redação

“Dão frutos mesmo na velhice” é o tema do Dia dos Avós e Idosos 2022/ Foto: Nikoline Arns on Unsplash

Está se aproximando o Dia Mundial dos Avós e Idosos, instituído pelo Papa Francisco. A data será celebrada neste domingo, 24, com o convite a destacar os frutos que os idosos continuam dando mesmo na velhice, constituindo uma riqueza para a sociedade. Neste ano, o tema escolhido por Francisco é “Dão frutos mesmo na velhice”. 

Em comunhão com os pensamentos do Papa Francisco, a Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil convida todos para visitarem seus avós e pessoas idosas, sobretudo as que vivem sozinhas. O gesto segundo o Papa, é uma obra de misericórdia do nosso tempo. A Pastoral também busca incentivar os jovens a levarem seu abraço e companhia, colocando-se à disposição para ouvir e auxiliar os idosos.

“Seja uma presença amiga, leve a ternura de Deus para todas as pessoas idosas é a mensagem da Pastoral do Idoso no Brasil”, afirma a coordenadora nacional do organismo, Irmã Maria Lucia Rodrigues, Filha da Caridade de São Vicente de Paulo na província de Curitiba (PR). 

Leia também
.: Igreja motiva fiéis para celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

A religiosa comenta que a mensagem do Papa é de carinho e valorização dos avós e idosos. Com a temática desse ano, Francisco quer destacar o quanto avós e idosos são um valor e um dom, lembrando que envelhecer não é uma condenação, mas uma benção. 

“É preciso vigiar e aprender a viver uma velhice ativa, sobretudo no ponto de vista espiritual, cultivando a vida interior, através da leitura assídua da palavra de Deus, da oração diária, busca dos sacramentos e participação da Liturgia. E dessa relação com Deus, Cultivar as relações com os outros: família, filhos, netos, sendo presença de afeto e ternura; também as pessoas pobres e atribuladas, das quais façamos próximas com a ajuda concreta e a oração. Convida a revolução da ternura”.

Idosos e avós protagonistas da ternura

Elione da Silva/ Foto: Arquivo Pessoal

Relacionar-se é algo fundamental em qualquer época da vida, mas para pessoas na terceira idade isso pode ser ainda mais imprescindível. Ao manter um relacionamento de amizade e convivência com crianças, jovens e adultos, a pessoa idosa se sente mais feliz e disposta, aumentando sua autoestima e contribuindo para o seu bem-estar.

A gravataense Elione da Silva, de 64 anos, aposentada, mãe, viúva, avó, fala que tem não tem medo de envelhecer. Ela tem buscado ser protagonista da sua vida, vivendo de forma saudável, passeando e fazendo exercícios físicos três dias na semana. Elione busca levar a vida com alegria, leveza e entusiasmo, com Deus no coração.

Leia também
.: Catequeses do Papa suspensas em julho: recorde reflexões sobre velhice

“Tenho duas netas lindas e amo estar com elas, gosto muito de fazer amizade com todos e busco ter uma vida de intimidade com Deus, buscando ir à missa, lendo a Palavra de Deus e meditando a oração do terço. Espero transmitir a minha fé católica também para as minhas netas”.

A mesma perspectiva marca o casal José Menezes Filho, 72 anos, e Aldaci Sant’Ana Menezes, 66 anos, que considera estar vivendo uma fase maravilhosa. José se aposentou há dois anos e afirma que seu trabalho era bastante exigente, mas agora, junto com a esposa Aldaci, consegue dedicar bastante atenção aos filhos e netos.

José Menezes Filho e Aldaci Sant’Ana / Foto: Arquivo Pessoal

Eles se relacionam e se envolvem bastante com a juventude em atividades da igreja. Ambos participam, há 30 anos, de movimentos da Pastoral da Juventude (Encontro de Adolescentes com Cristo, PJ; e Catecumenato /Crisma de jovens). “A participação mais recente com jovens foi em 2019/2020 (Paróquia Nossa Senhora da Vitória, na Barra da Tijuca). Assim, por toda essa vivência com jovens podemos afirmar que temos um relacionamento excelente com eles”.

Respeito e aprendizado

O relacionamento entre as gerações , como testemunham José e Aldaci, enriquece ambos os lados. Já diz o Papa Francisco que essa é uma aliança que constitui esperança para o futuro da humanidade. Um aprendizado que marca a vida da jovem Lucelia Maria Santos. Aos 27 anos, ela relata que aprende muito com os idosos quando para para ouvi-los.

“Tenho um respeito muito grande por aqueles que passam pela minha vida. Eu aprendo bastante trabalhando com os mais velhos, por que muitas vezes eles sabem descomplicar as coisas com muita simplicidade. E a experiência que faço hoje com meu chefe é a de aprender, mas também de ensinar. Não existem barreiras, eu aprendo com ele, e ele também é aberto para aprender naquilo que posso ajudá-lo. É uma experiência sem igual, construtiva não somente no ambiente de trabalho mas também para a vida”.

O convívio com crianças e jovens também é de motivação para os idosos e pode ajudar, inclusive, na saúde física e mental. O casal José e Aldaci conta que procura cuidar da saúde, sem cometer excesso na alimentação, e, com a graça de Deus, pode usufruir do ótimo convívio com os filhos e netos. Também conseguem participar de muitas atividades religiosas, na paróquia Nossa Senhora da Vitoria, onde moram, no Rio de Janeiro, e na Comunidade Canção Nova, onde vão com bastante frequência. “A meu ver é uma verdadeira Graça recebida. Não cansamos de agradecer Deus, a cada dia”, afirma José.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo