24 de julho

Papa define tema da II Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos

Tema foi divulgado nesta terça-feira, 15, pela Santa Sé: “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15); Jornada será celebrada no dia 24 de julho

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: Eduardo Barrios via Unsplash

Foi divulgado nesta terça-feira, 15, o tema da II Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos. A escolha do Papa Francisco para a ocasião é: “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15).

O tema pretende destacar o quanto os avós e idosos são um valor e um dom, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial.

Em sua conta oficial no twitter (@pontifex_pt), o Santo Padre reforçou o que o motivou a escolher o trecho bíblico: “Para promover o diálogo entre as gerações, especialmente entre avós e netos”.

Leia também
.: Papa: cuidemos dos avós e idosos, eles não são sobras de vida
.: Idosos são uma riqueza, não podem ser ignorados, diz Papa

A frase retirada do Salmo 92 é também um convite para reconsiderar e valorizar os avós e os idosos, tão frequentemente deixados às margens das famílias, das comunidades civis e eclesiais.

A Santa Sé reforça que a experiência de vida e de fé dos idosos pode contribuir, com efeito, para construir sociedades conscientes das suas próprias raízes e capazes de sonhar um futuro mais solidário.

Convite

O convite proposto por Francisco frisa que dar ouvidos à sabedoria dos é algo particularmente significativo também no contexto do caminho sinodal que a Igreja tem empreendido.

Leia mais
.: Papa destaca que idosos são indispensáveis: “são o futuro da Igreja”

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convida as paróquias, as dioceses, as realidades associativas e comunidades eclesiais do mundo inteiro a encontrarem as modalidades para celebrarem essa Jornada, cada qual no seu contexto pastoral.

O organismo Vaticano colocará brevemente à disposição de todos algumas ferramentas pastorais destinados pensados para este fim.

Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos

A II Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos acontece no domingo, 24 de julho. A celebração foi instituída pelo Papa Francisco no ano passado. O anúncio aconteceu após o Angelus, no dia 31 de de janeiro.

O ponto de partida do Pontífice foi a Festa da Apresentação de Jesus no Templo, quando dois idosos, Simeão e Ana, “iluminados pelo Espírito Santo, reconheceram Jesus como o Messias”. Segundo o Santo Padre, esta é a primeira grandeza daqueles que precederam homens e mulheres no caminho da vida.

“O Espírito Santo ainda desperta pensamentos e palavras de sabedoria nos idosos: sua voz é preciosa, porque canta os louvores de Deus e conserva as raízes dos povos. Eles nos lembram que a velhice é um presente, e que os avós são o elo entre as diferentes gerações, para transmitir aos jovens a experiência da vida e da fé”, disse o Santo Padre na ocasião.

Sobre a decisão de estabelecer a Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos, Francisco disse: “Os avós, tantas vezes são esquecidos e nós esquecemos esta riqueza de conservar as raízes e transmitir. E por esta razão decidi instituir o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado em toda a Igreja, todos os anos, no quarto domingo de julho, próximo à festa dos Santos Joaquim e Ana, os avós de Jesus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo