Momento oracional proposto dentro da Quaresma convida os fiéis à prática da conversão e penitência em um período intenso de oração
Fernanda Lima
Da Redação

24 horas para o Senhor convida fiéis ao sacramento da reconciliação / Foto: irontrybex de Getty Images via Canva
Dentro do período quaresmal, uma iniciativa instituída pelo Papa Francisco no ano de 2014 é vivenciada pela Igreja anualmente pelos fiéis católicos. As “24h para o Senhor” acontece sempre antes do quarto domingo da Quaresma e tem o objetivo de motivar os cristãos a vivenciar a intensidade do sacramento da Confissão e a profundidade do período quaresmal.
A ação é promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e busca mobilizar todas as dioceses a promoverem confissões e momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento. Todos os párocos foram orientados para que a maioria das igrejas tenham este momento reservado. As iniciativas são organizadas em nível local, nas diversas dioceses e/ou arquidioceses.
“Um lugar de misericórdia”
O sacerdote e missionário da Comunidade Canção Nova, Padre Ricardo Rodolfo Silva, descreve essa iniciativa como um meio que aproxima os fiéis católicos de Deus. “As ’24 horas para o Senhor’ é um momento de oração em que vivemos a reconciliação e também a renovação espiritual. Essa prática tem levado os fiéis a fazer uma experiência com Deus por meio de um tempo de oração pessoal e também do sacramento da Confissão. O Papa Francisco destaca e mostra a importância da Igreja ser um lugar da misericórdia onde os fiéis podem experimentar o perdão, o amor de Deus e serem curados dos males causados pelo pecado”, frisa.

Padre Ricardo Rodolfo / Foto: Canção Nova
O sacerdote destaca ainda o sentido da conversão. “Não é apenas um arrependimento pelos pecados, mas somos também convidados a buscar uma transformação, e isso exige de nós um esforço constante para viver a santidade e para nos conformar ao Evangelho”, pontua.
A reconciliação e a conversão são temas latentes dentro da Quaresma. Padre Ricardo explica sobre o que isso representa. “Estes temas estão no coração da preparação para a Páscoa do Senhor. Precisamos chegar neste momento bem dispostos para celebrar a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte”, salienta.
Confissão
O sacramento da penitência ou confissão é essencial neste tempo litúrgico. O sacerdote sublinha como se preparar para esta prática. “O penitente tem que ter clareza, que é um processo espiritual e que isso exige preparação e sinceridade. A primeira dica é fazer um bom exame de consciência. A segunda é a sinceridade e o arrependimento”, frisa.
Padre Ricardo afirma que, quando não existe o arrependimento dos pecados cometidos, não se pode receber a absolvição. “Antes de se apresentar ao sacerdote, seja sincero com você mesmo e perceba se houve arrependimento dos pecados cometidos. É imprescindível também dizer todos os pecados, mesmo que o fiel sinta vergonha ou medo de falar sobre eles, para que a misericórdia de Deus o alcance”, concluiu.
Missionários da Misericórdia
E no dia das “24 horas para o Senhor”, começou, em Roma, o Jubileu dos Missionários da Misericórdia. Padre Ricardo comenta o propósito deste Jubileu. “Trata-se de uma iniciativa que visa promover a misericórdia, o perdão e a conversão. Os missionários da misericórdia são chamados a oferecer o sacramento da confissão ajudando as pessoas a se reconciliar com Deus”, destaca.