Para bem viver o caminho sinodal, igrejas encontram sua melhor forma de escuta ao povo de Deus
Da Redação, com CNBB
As arquidioceses de todo o Brasil se movimentam para bem viver o caminho sinodal proposto pelo Papa Francisco. Mergulhadas na fase do Sínodo 2023, as igrejas encontram sua melhor forma de realizar a escuta do Povo de Deus.
Embora o encontro de conclusão do Sínodo esteja previsto para o ano de 2023, as movimentações já começaram. Desde o dia 17 de outubro de 2021, as igrejas se preparam em suas dinâmicas.
Todo o povo de Deus está convocado a participar. A missão dos fiéis é indicar quais os caminhos que a Igreja deve seguir para viver um renovado ardor missionário. Buscando atualizar cada vez mais suas estruturas, seus funcionamentos e ações.
O Papa Francisco disse que o caminho da sinodalidade é a trajetória que Deus espera da Igreja do terceiro milênio. Esse caminho sinodal com a duração de três anos é articulado em três fases: diocesana, continental e universal.
Caminho sinodal das arquidioceses
Na arquidiocese de São Luís do Maranhão (MA), o planejamento de escuta prevê ouvir o povo de Deus presente em suas nove regiões pastorais. Foram organizadas equipes de animação, liturgia, espiritualidade, comunicação e religiosa.
As paróquias e foranias de São Luís (MA) investem em blog e em programas de rádio para inserir os fiéis na participação do processo sinodal, por uma igreja em saída.
Já na diocese de Lorena(SP), o processo de escuta e discernimento está em aberto. Através de um formulário disponibilizado no próprio site, onde as pessoas possam responder de maneira bem espontânea.
O convite é para clero, religiosos, leigos, enfim, para todos que desejam manifestar suas sugestões e opiniões sobre a caminhada na Igreja e o processo de evangelização.
A equipe de animação de Brasília(DF) preparou para o caminho sinodal um material explicando como será o processo da etapa arquidiocesana em motivações.
Após este tempo de reflexões das motivações, a equipe disponibilizará um formulário on-line que todos possam responder as questões sob orientação do Documento preparatório.
O portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai divulgar as experiências e o processo da escuta nas dioceses e arquidioceses do Brasil. Dando destaques para as iniciativas que apontam as formas criativas encontradas por cada igreja em particular.