Em agosto

Arquidiocese do RJ recebe imagem peregrina da Virgem de Nazaré

A peregrinação no Rio acontece desde 2009, por uma iniciativa do cardeal Orani João Tempesta, que já foi arcebispo de Belém do Pará

Da redação, com Arquidiocese do RJ

A Arquidiocese do Rio de Janeiro se prepara para receber pela 11ª vez, de 2 a 4 de agosto, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses e Rainha da Amazônia. Neste ano, o Círio no Rio de Janeiro tem como tema: “Maria, Mãe da Igreja”. A peregrinação no Rio acontece desde 2009, por uma iniciativa do cardeal Orani João Tempesta, que já foi arcebispo de Belém do Pará, entre 2004 e 2009.

Leia também
.: Círio de Nazaré: juventude deve se inspirar em Maria, diz Dom Orani

Trazida pela diretoria do Círio de Nazaré, a imagem chegará de Belém na sexta-feira, dia 2 de agosto, às 6h40, e será recepcionada na Base Aérea do Galeão. De manhã, a imagem peregrinará na área de abrangência da Arquidiocese de Niterói. Às 12h, a imagem retorna para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, quando começa a programação, que terá seu encerramento no domingo, dia 4 de agosto, às 16h30, com o Mini-Círio na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e Santos Mártires Ugandenses, em Acari.

Rio das Pedras

Pela primeira vez, a imagem peregrina estará visitando a Paróquia São João Batista, em Rio das Pedras, cuja comunidade é integrada na sua maioria por fiéis das regiões Norte e Nordeste do país.

“Quando Dom Orani vem celebrar na paróquia, muitos fiéis vêm cumprimentá-lo e dizem que já o conheciam quando foi arcebispo em Belém. Para atender esses fiéis da Região Norte do Brasil, decidimos receber a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Tenho certeza que os paraenses que agora moram aqui ficaram contentes, por ver a sua padroeira”, disse o pároco, padre Marcos Vinício Miranda Vieira.

Dia do Padre

O Dia do Padre, comemorado no dia 4 de agosto, na memória de São João Maria Vianney, neste ano, será celebrado no sábado, dia 3 de agosto, às 9h, na Catedral de São Sebastião. “Este ano, a visita da imagem peregrina da Mãe de Deus ganha um sentimento de filiação por parte dos padres, que estarão reunidos no dia 3 de agosto”, disse o pároco da Catedral, cônego Cláudio dos Santos.

Irmãs de Nossa Senhora de Belém

No sábado, dia 3 de agosto, às 16h, a imagem peregrina estará em visita ao Convento de Nossa Senhora de Belém, no Pechincha. Segundo a irmã Stella Maria, a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré é para as Irmãs de Belém motivo de particular alegria. 

Copacabana

No domingo, dia 4 de agosto, a imagem peregrina estará na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana, administrada pelos padres barnabitas, os mesmos que cuidam da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. “Nossa paróquia recebe todos os anos, com muita alegria, a imagem peregrina. Ela é aguardada com muito amor pelos nossos paroquianos, principalmente aqueles que são provenientes do norte do país, como uma forma de expressar seu amor a Virgem de Nazaré”, disse o vigário paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo, padre Rafael Borges.

Acari

Todos os anos, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e Santos Mártires Ugandenses, em Acari, prepara uma programação especial para celebrar a padroeira e receber a imagem peregrina de Belém do Pará.  Segundo o pároco, padre Sérgio Júlio, a programação começa com uma semana de oração em preparação para o Círio, de 28 de julho a 3 de agosto, com missa, às 19h30, presidida por sacerdotes convidados. No dia 3 de agosto, a missa será animada por músicos católicos. No dia 4 de agosto, haverá o Círio das Crianças, com berlinda e corda, saindo da frente do hospital em direção à matriz, seguido de almoço a ser vendido.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo