Neste mês de novembro, a Igreja convida os fiéis de todo o mundo a viver a Jornada Mundial dos Pobres proposta pelo Papa Francisco. Em Belo Horizonte, a Arquidiocese realiza uma campanha solidária para arrecadar doações e, mais do que isso, despertar gestos concretos de amor e partilha.
Reportagem de Vanessa Anicio e Daniel Camargo
A campanha inspirada no tema ‘Tu és a minha esperança’ busca mobilizar fiéis e toda a sociedade em prol das pessoas em situação de rua, reforçando o apelo do Papa Francisco por uma igreja comprometida com os mais pobres.
“Eles são pessoas que têm sonhos, sentimentos e têm famílias. E por causa disso é necessário que nós cuidemos de cada um deles”, afirmou o vigário episcopal do Setor Social VEASPAM, padre Roberto Rubens.
A Jornada Mundial dos Pobres será realizada entre os dias 9 e 16 de novembro. Mais do que uma data no calendário é um convite para viver de forma concreta o evangelho, estendendo as mãos a quem mais necessita.
São arrecadados itens de higiene pessoal, calçados, chinelos e roupas. Mas segundo o padre Roberto, entre os donativos, uma necessidade tem se destacado. “80% deles são homens. Então, nós precisamos com maior urgência de roupas para homens para podermos atender a população”, apontou o padre.
As doações podem ser realizadas até o dia 7 de novembro na sede do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política Ambiental da Arquidiocese, no bairro Lagoinha, em BH, na Catedral Cristo Rei, na região norte da capital e nas unidades da Defensoria Pública de Minas Gerais.
“Sobretudo o sentimento de pertença, não só um grupo de pessoas, mas dar a eles a dignidade humana. Eles sentem que estão sendo cuidados por inúmeras, inúmeras pessoas que eles não conhecem, mas que valorizam a vida deles”, ressaltou ele.
A nona edição da jornada traz um convite simples, mas profundo. Fazer da esperança um gesto visível que transforma a vida do outro, mas também a nossa. “Cada um, de acordo com a sua capilaridade, pode contribuir com a transformação da vida das pessoas”, concluiu padre Roberto.




