O Arcebispo Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados, recorda que o Venerável Mar Ivanios ainda hoje convida os fiéis a procurar a santidade

O Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano, Arcebispo Paul Richard Gallagher / Foto: Reprodução Reuters
Da redação, com Vatican News
“O Venerável Arcebispo Mar Ivanios encorajou seus irmãos a cultivar um relacionamento pessoal com Cristo, a buscar a santidade na vida cotidiana e a servir aos outros de forma abnegada.”
O Arcebispo Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, expressou isso durante a missa das celebrações anuais de Mar Ivanios, celebrada na terça-feira, durante sua viagem de uma semana à Índia.
O evento inclui orações, liturgias e vigílias à luz de velas conduzidas por líderes da Igreja, incluindo o Cardeal Baselios Cleemis, Arcebispo-Mor da Igreja Católica de Malankara e o Arcebispo-Mor de Trivandrum.
O Venerável Arcebispo Mar Ivanios continua a nos inspirar hoje.
Em sua homilia, o Arcebispo Gallagher disse que foi com profundo sentimento de gratidão que se apresentou diante dele e transmitiu a cada um deles as saudações e a Bênção Apostólica de Sua Santidade o Papa Leão, “que me pediu para enviar-lhes seus calorosos cumprimentos”.
“É realmente uma honra”, prosseguiu o Arcebispo, “ser recebido nesta sagrada assembleia de fiéis em Trivandrum, um lugar que preserva com orgulho o ardor da fé desde os tempos do Apóstolo Tomé, para celebrar este Santo Alcorão na festa do Venerável Arcebispo Mar Ivanios, um homem cuja vida e missão continuam a nos inspirar até hoje”.
“A vida e a missão do Arcebispo Mar Ivanios continuam a nos inspirar até hoje”.
Um visionário santo e visionário
“Este fiel servo de Deus”, destacou o Secretário do Vaticano para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, “não era apenas um líder da Igreja ou um educador”, mas “um visionário visionário que personificou o chamado do Evangelho à unidade, à santidade e ao serviço”.
“Ele não era apenas um líder da Igreja ou um educador; ele era um visionário visionário que personificou o chamado do Evangelho à unidade, à santidade e ao serviço…”
O Arcebispo insistiu que este princípio de unidade guiou todo o seu ministério, como fruto da oração, da humildade e do diálogo, observando: “A verdadeira unidade não pode ser imposta pela força, mas deve ser extraída do coração do Evangelho, que nos chama a ser um como o Pai e o Filho são um”.
“Seu exemplo”, instou o Arcebispo Gallagher, “nos desafia a olhar além das nossas diferenças e a buscar o terreno comum da fé em Cristo”.
Compromisso com a educação holística
O Arcebispo lembrou que o compromisso de Mar Ivanios com a educação era outro pilar de seu ministério. “Este Apóstolo da unidade”, disse ele, “compreendia que a educação deveria ser transformadora, não apenas intelectualmente, mas acima de tudo moral e espiritualmente”, e “ser holística, nutrindo a pessoa como um todo: mente, corpo, coração e alma”.
Sua visão, lembrou a autoridade vaticana, era formar verdadeiros discípulos de Nosso Senhor, mas também defendia a educação das mulheres “numa época em que isso não era amplamente difundido, demonstrando sua visão ampla e profundo respeito pela dignidade humana”.