Diplomacia

Dom Gallagher visita Índia para fortalecer laços de amizade e colaboração

Secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais da Santa Sé chegou ao país no domingo, 13; viagem será concluída neste sábado, 19

Da Redação, com Vatican News

Dom Paul Richard Gallagher /Foto: Yuri Kochetkov/Pool via REUTERS

A partir deste domingo, 13, até o próximo sábado, 19, o secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais do Vaticano, Dom Paul Richard Gallagher, cumpre agenda na Índia.

Segundo a conta oficial da Secretaria de Estado na rede social X, @TerzaLoggia, a visita ao país asiático tem como objetivo “consolidar e fortalecer os laços de amizade e colaboração entre a Santa Sé e a República da Índia”.

Primeiro-ministro da Índia e o Papa Francisco

No governo desde 2014, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, encontrou-se em outubro de 2021 com o Papa Francisco. Esta foi a primeira e única audiência entre os dois. A conversa durou cerca de uma hora e deteve-se sobre as relações cordiais entre Santa Sé e Índia. Depois do encontro com o Pontífice, o primeiro-ministro indiano saudou o secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, e Dom Paul Richard Gallagher.

Durante a visita, Narendra doou ao Papa um candelabro de prata e um livro sobre o compromisso em prol do meio ambiente. O Santo Padre doou ao primeiro-ministro indiano um azulejo de bronze com a escrita “O deserto se tornará um jardim”, alguns livros sobre documentos papais, a Mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2021, e o Documento sobre a Fraternidade Humana – assinado 4 de fevereiro, em Abu Dhabi, com o Grão Imame de Al-Azhar.

No encontro, o primeiro-ministro indiano chegou a convidar o Papa a visitar o país, viagem que não chegou a ser concretizada. O pedido já tinha sido feito em 2017, em vista da viagem apostólica de Francisco aos vizinhos Bangladesh e Mianmar, em 2018, mas não pôde ser atendido. Até agora, dois pontífices visitaram a Índia: Paulo VI, que foi a Mumbai em dezembro de 1964 por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional, e João Paulo II, que pisou duas vezes no solo indiano, em fevereiro de 1986 e em novembro de 1999.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo