Serviço de saúde

Arcebispo de Manaus abençoa o barco hospital São João XXIII

Barco hospital São João XIII deve iniciar com os trabalhos médicos no início de 2022

Da Redação, com Regional Norte 1 da CNBB

Dom Leonardo abençoa o Barco Hospital João XXIII / Foto: Érico Pena

O arcebispo de Manaus (AM), Dom Leonardo Steinter, abençoou nesta quinta-feira, 1º, o Barco Hospital São João XXIII, o terceiro para os rios da Amazônia. O Barco Hospital Papa Francisco atende a população do Estado do Pará desde 2019. O Barco Hospital São João Paulo II, comprado em outubro de 2020, vai acompanhar as comunidades da Região do Baixo Amazonas.

O novo barco, um navio de 4 pisos, vai atender as comunidades do Rio Negro e do Rio Solimões. Segundo Dom Leonardo, com o trabalho haverá a cura não só dos enfermos do corpo, mas também dos enfermos no espírito, na alma.

“Que esse barco hospital seja essa presença misericordiosa de Deus no meio de nós, em Jesus, e que cada enfermo, cada enferma que entrar nesse barco hospital seja recebido como se recebêssemos Jesus, e cuidemos de Jesus nesses nossos irmãos e irmãs”, disse o arcebispo.

Leia também
.: Barco-Hospital Papa Francisco é um sinal de esperança na Amazônia, diz bispo
.: Barcos Hospitais Papa Francisco e JP II atendem ribeirinhos com Covid-19
.: A satisfação do Santo Padre com o “Barco Hospital Papa Francisco”

A celebração de bênção contou com a presença do bispo auxiliar de Manaus, Dom Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos. Ele é vice-presidente do regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também presente o bispo de Óbidos, Dom Bernardo Johannes Bahlmann, presidente do Regional Norte 2 da CNBB, onde trabalham os outros dois barcos hospitais.

Acesso por parte das comunidades ribeirinhas e indígenas

Junto com eles, o procurador do Ministério Público do Trabalho do Estado do Amazonas – uma das entidades parceiras – Jorsinei Dourado do Nascimento. Segundo ele, foram revertidos para o projeto valores de processos judiciais em que o Ministério atuou e empresas foram condenadas. Ele explica que esses recursos devem, obrigatoriamente, ser revertidos em projetos que beneficiem a sociedade amazonense.

Quando estiver completamente pronto para operar nas comunidades ribeirinhas, o barco será “um serviço de saúde pública, e que vai atingir as pessoas que mais necessitam, que são as comunidades ribeirinhas e as comunidades indígenas”, destacou.

O procurador ressaltou a dificuldade de acesso ao serviço de saúde por parte dessas comunidades. Seja por questão de logística, de costume ou de precariedade dos serviços, as pessoas não conseguem ter acesso e com o barco terão, afirma.

Também participaram do evento os frades da Associação Lar de São Francisco da Providência de Deus. Eles administram os barcos hospitais Papa Francisco e São João Paulo II.

Após um trabalho de reabilitação e adaptação, a previsão para o barco iniciar com os trabalhos médicos é o início de 2022. Os serviços prestados irão desde os mais básicos até os mais complexos, como cirurgias.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo