Missa recorda legado educativo de São João Bosco
O dia começou com fé e gratidão em Aracaju. Alunos da escola salesiana participaram de uma missa festiva em homenagem a Dom Bosco, o santo que dedicou a vida à educação e ao cuidado com a juventude.
Reportagem de Silas Santos e Sidiclei Sales
As celebrações recordaram o legado de Dom Bosco, sacerdote italiano, que dedicou à vida, à educação e à evangelização da juventude. Ele faleceu em 31 de janeiro de 1888, deixando como herança um modelo pedagógico que ultrapassa gerações e fronteiras.
Durante as missas, os estudantes foram convidados a refletir sobre valores como o amor, a solidariedade, o respeito e a esperança, pilares do sistema preventivo, método educativo criado por Dom Bosco e que até hoje orienta a missão salesiana.
“Dom Bosco hoje para nós é modelo, modelo de um homem que acreditou que era possível fazer diferença no mundo. Modelo de padre porque doou a sua vida ministerial simplesmente para amar e proclamar Jesus Cristo aos jovens. E educador, educador que viu na educação possibilidades de tempos diferentes, de novos tempos”, contou o pároco da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, padre Cesar Teixeira.
O momento reforça a identidade salesiana e renova dentro da comunidade educativa o compromisso de educar com coração, seguindo o exemplo de São João Bosco. “Ele foi e continua sendo um exemplo para toda a nossa juventude e um exemplo de santidade”, falou a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Maria Luise Menezes.
“Dom Bosco representa muito mais do que só um padre, mas sim a presença de alguém que crê e vê potencial onde muitos não veem, estendendo a mão não só com a educação, mas mostrando que a fé é também estar presente ao próximo e ‘amar ao próximo como a ti mesmo’”, concluiu o aluno do 2º ano do ensino médio, Adrian Cruz.




