DEMOCRACIA

Advento: Cardeal Bo reitera apelo à paz em Mianmar

O cardeal Charles Maung Bo, de Yangon, concentra sua Mensagem do Advento na “violência repugnante” que tem afetado Mianmar desde o golpe militar

Da redação, com Vatican News

Cardeal Charles Maung Bo, arcebispo de Yangon e presidente da CBCM / Foto: Reprodução Youtube

Enquanto a repressão militar brutal contra a oposição democrática continua em Mianmar, em meio às crescentes dificuldades sociais e econômicas, o cardeal Charles Maung Bo, de Yangon, mais uma vez reiterou seu apelo sincero pela paz e reconciliação no país.

Um vale de lágrimas

“A violência repugnante dos últimos dez meses ofendeu as sensibilidades do mundo. No entanto, não aceitamos o mal do desespero e do ódio. Com Jesus, queremos proclamar: haja paz ”, escreveu o Presidente da Conferência Episcopal Católica de Mianmar (CBCM) em sua Mensagem para o Advento.

A mensagem, intitulada “Enough is Enough, My Dear Mianmar” [“Isso tem que acabar, minha querida Mianmar”, em tradução literal], aponta para as graves responsabilidades da junta militar que assumiu o país em 1º de fevereiro.

“Aqueles que de forma proativa iniciaram a violência e acreditam na sádica tortura e matança são a principal causa deste vale de lágrimas. Até mesmo para eles, dizemos: ‘Há poder no Amor’. Essa é a mensagem de Jesus e do Natal ”, escreve o cardeal Bo.

Violência gera violência

O cardeal expressa sua preocupação particular pelos jovens de Mianmar “que lutam contra uma violência desumana” e podem ser tentados a buscar vingança.

No entanto, “a vitória não vem apenas das armas” e “a violência só gera violência”, disse o religioso, observando que “há sempre um caminho não violento, uma solução pacífica”, como mostra Mahatma Gandhi.

Esperando em Cristo

Como caminho a seguir, a Mensagem encoraja os fiéis de Mianmar a confiar em Cristo, lembrando que Ele apareceu “em um contexto semelhante de caos e ódio”.

“A manjedoura de Belém finalmente conquistou o poder de Roma. Que essa seja a nossa esperança ”, disse o Cardeal Bo.

Por isso, o Arcebispo de Yangon reitera seu apelo à paz e à reconciliação no país, destacando que “não pode haver paz duradoura sem justiça”.

Oração

A mensagem do cardeal conclui com um convite à oração por todos, especialmente pelos jovens.

“Oramos para que continuem a nutrir esperança e paz. Que eles não busquem soluções por desespero. Também oramos por aqueles que procuram dominar nosso povo com armas. Nossos conflitos nunca foram contra um inimigo fronteiriço. Podemos resolver nossas diferenças”, ponderou.

Violações generalizadas dos direitos humanos

Desde o golpe que derrubou o governo democraticamente eleito de Aung San Suu Kyi em fevereiro, a situação dos direitos humanos se deteriorou a níveis sem precedentes, e o país enfrenta um vórtice de repressão, violência e colapso econômico, agravado pela pandemia Covid-19.

De acordo com a Anistia Internacional, mais de 1.300 pessoas foram mortas e mais de 10.000 foram presas desde fevereiro. Graves violações dos direitos humanos foram relatadas, incluindo o uso generalizado de tortura e crimes de atrocidade em massa.

Um dos últimos incidentes é o horrendo massacre de civis em Salingyi, em Sagaing, no dia 7 de dezembro, em que as forças de segurança mataram 11 pessoas, incluindo 5 crianças. Enquanto isso, na semana passada, um tribunal condenou a líder democrática Suu Kyi a dois anos de prisão por incitação contra os militares e por desrespeitar as restrições ao coronavírus durante as eleições que seu partido ganhou no ano passado.

Apelos do Papa Francisco

Nos últimos dez meses, o Santo Padre, que visitou o país em 2017, pediu repetidamente uma solução pacífica para a crise em Mianmar.

Durante uma missa especial na Basílica de São Pedro para a comunidade de Mianmar em Roma, no dia 16 de maio, ele convidou os fiéis presentes a não perderem a esperança, reiterando suas orações “para que Deus converta todos os corações à paz”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo