Até novembro

Aberto o concurso que definirá o hino oficial da JMJ 2027

Letra e música devem ser inspiradas no tema do evento; canções podem ser enviadas em qualquer uma das línguas oficiais da JMJ, inclusive em português

Da Redação, com Agência Ecclesia

Foto: Luciana Sitta

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2027, que vai acontecer em Seul, Coreia do Sul, abriu um concurso de músicas temáticas para o hino do evento que reunirá jovens de todo o mundo na Coreia do Sul.

O Comitê Organizador Local da JMJ Seul 2027 e o Dicastério para os Leigos, Família e Vida do Vaticano informaram que todos os gêneros musicais “são bem-vindos”, e o concurso está aberto a todos que quiserem participar, “sem restrições de nacionalidade”.

Os participantes devem concorrer com uma “composição original” (letra e música) inspirada no tema das JMJ Seul 2027: “Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33), em qualquer uma das línguas oficiais das Jornada Mundial da Juventude: coreano, inglês, italiano, espanhol, francês, português. O concurso permanecerá aberto até 30 de novembro deste ano e cada participante pode enviar até “três canções”.

Critérios de avaliação e prêmio

A Comissão de Música da JMJ Seul 2027, inserida dentro do Comitê Organizador Local, apresentou seis critérios que serão avaliados nas músicas: reflexão fiel do tema das JMJ Seul 2027; mérito artístico e originalidade; apelo popular e facilidade de cantar; facilidade de aprendizagem e memorização; facilidade de tradução e adaptabilidade a outras línguas e contextos culturais; adequação para coreografia e potencial para arranjo coral.

O prêmio é o “reconhecimento como compositor da música tema oficial da JMJ Seul 2027”, com uma placa comemorativa e apoio à peregrinação ao evento.

JMJ 2027

A JMJ 2027 acontecerá de 3 a 8 de agosto, na capital da Coreia do Sul.  A organização do evento frisou que o tema “proclama novamente a vitória e a paz de Cristo aos jovens que vivem numa época marcada pela ansiedade, divisão e mudanças rápidas”, e convida-os a viver “com ousadia e a dar testemunho enraizado na promessa do Senhor”.

“A Coreia do Sul, uma terra onde a tecnologia avançada e a rica tradição se encontram, mas ainda carregando as feridas da divisão, acolhe esta JMJ em Seul como um testemunho de reconciliação e paz. Sendo a primeira JMJ a ser celebrada num contexto cultural onde o cristianismo não é maioritário, oferece um espaço privilegiado para o diálogo e para a missão”, prosseguiu o Comitê Local. Através do tema, eles enfatizaram que os jovens são chamados “a cantar a vitória e a paz de Cristo, serem renovados no Espírito Santo e caminhar com coragem e esperança”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo