Encontro “Com Deus Tem Jeito”, voltado para pessoas em situação de rua, começou neste sábado, 25, na sede da Comunidade Canção Nova
Gabriel Fontana
Da Redação
Começou neste sábado, 25, na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista, o Encontro “Com Deus Tem Jeito”. Esta é a 10ª edição do evento promovido pela Obra Lumen e que já aconteceu em diversas regiões do Brasil, alcançando mais de 120 cidades em 18 estados do país.
O Encontro “Com Deus Tem Jeito” surgiu em 2016, Ano da Misericórdia, como uma resposta ao apelo do Papa Francisco. Ele pedia a comunhão para obras concretas de misericórdia. E, por meio desta iniciativa, mais de 400 carismas, comunidades, pastorais e movimentos se uniram para resgatar e acolher pessoas em situação de rua.
As atividades começaram cedo, às 6h30, com a apresentação de alguns testemunhos. Após este momento, aconteceu a Adoração ao Santíssimo Sacramento e, na sequência, a primeira pregação do encontro. Tratou-se de uma explicação sobre a experiência com Jesus Abandonado no irmão, apresentada por Edwin, da Obra Lumen.
Edwin abordou a dimensão do amor de Deus por cada pessoa, lembrando que um Pai não gosta de ver seus filhos sofrerem. “É extraordinário tanto amor que existe por você. É imensurável tanto amor que existe por você. Por que você não se deixa amar? Por que você não deixa que essas barreiras caiam, essas muralhas dessas feridas que aconteceram na sua história? É só isso que você precisa fazer: se deixar ser amado”, expressou o pregador.
Presença do Ressuscitado
Durante a pregação, Edwin mostrou também uma mensagem de áudio que recebeu do padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, após o primeiro Encontro “Com Deus Tem Jeito”. Nela, o sacerdote cita o trecho do Evangelho em que Jesus, ao falar sobre o fim dos tempos, afirma que reconhecerá aqueles que fizeram o bem em vida, dizendo “eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber, entre outros gestos de misericórdia (cf. Mt 25, 31-46).
Na sequência do áudio, o padre Jonas reconhece a importância de ações como o Encontro que havia sido realizado, e pede que ele seja ampliado para outras comunidades. Sete anos depois, assim se fez, com muitos carismas reunidos com este mesmo objetivo. Diante disso, Edwin também convidou os presentes a também fazerem parte desta obra:
“Muitas pessoas estão esperando por você. Você, que vai ser acolhido hoje, que nunca imaginava que isso poderia estar acontecendo… Muitas pessoas estão esperando sua resposta. O que era presença do crucificado, do abandonado, do Emanuel, vai se tornar (presença) do Ressuscitado. O mundo espera. Muitos irmãos que estão perdidos já estão esperando a sua resposta, o seu sim, a sua vida também se consumindo junto conosco por um mundo novo”, exprimiu o pregador.
Depois da pregação, foi realizado o Lava-Pés. Diversos servos que estão trabalhando no Encontro lavaram os pés dos participantes que foram acolhidos, em um dos momentos mais fortes da manhã.
Acreditar
A última atividade no período foi a pregação do missionário da Comunidade Canção Nova, Cleto Coelho. Com o tema “Com Deus tem jeito”, ele destacou o trecho do Evangelho citado pelo padre Jonas Abib em que Jesus afirma “todas as vezes que fizestes isso a um dos meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (cf. Mt 25, 40).
Cleto lembrou que, neste final de semana, a Igreja celebrará a Solenidade de Cristo Rei, que reflete a grandeza e o poder de Deus sobre o universo. Contudo, se por um lado é fácil ver Deus desta forma, argumentou o missionário, é difícil enxergar Jesus no irmão “estrangeiro”, como o próprio Cristo fala no Evangelho.
Prosseguindo, ele partilhou sua experiência como usuário de drogas, época em que não tinha nenhuma perspectiva de vida. Diante disso, Cleto voltou-se para o nome do encontro para indicar o caminho, lembrando que “com Deus tem jeito”. “Deus olhou para o Cleto, amou o Cleto e acreditou, e eu, a partir deste encontro, comecei a acreditar em mim, de que eu poderia começar um tempo novo, uma vida nova, uma nova história”, explicou.
Após este momento, mais alguns testemunhos foram apresentados. Seguiu-se então um momento de oração, conduzido por Ricardo Monte, fundador da Comunidade Rainha dos Anjos, e pela Serva Edite, fundadora do Instituto Nossa Senhora da Aurora.
A programação do sábado conta ainda com as pregações do padre Henrique, fundador da Aliança de Misericórdia, do Frei Hans Stapel e de Nelson Giovanelli, fundadores da Fazenda da Esperança, e do padre Renato Chiera, fundador da Casa do Menor. À noite, acontecerá o show do Ministério do Ressuscitado.
Programação
Já no domingo, 26, as atividades começam às 8h20, com cânticos e animação. A primeira pregação será de Moisés, fundador da Comunidade Padre Pio, às 8h35. Ao longo do dia, também haverá pregações de Andrei Alves, fundador da Comunidade Fraterno Amor, do padre Vicente Neto, da Comunidade Bethânia, de Roberto Bastos (Totô), do Expresso HG, e de Camila Correa, da Obra Lumen. O dia conta ainda com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 11h30, e será encerrado com a celebração da Santa Missa, às 15h.
Para conferir mais detalhes, clique aqui.