Nota

Igreja orienta bispos sobre a vivência da Semana Santa

Diante da flexibilização da pandemia, Igreja oferece orientações aos bispos para a Semana Santa

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Semana Santa

Foto: Canção Nova

Foi divulgada nesta sexta-feira, 25, uma nota aos bispos e conferências episcopais de todo o mundo, com orientações sobre a vivência das celebrações durante a Semana Santa de 2022.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos pretende ajudar os bispos na tarefa de avaliar as situações concretas de cada realidade e promover uma boa vivência nas celebrações tão importantes deste período, centro do ano litúrgico. Os dois anos anteriores foram vividos com as mais restrições, marcados pelo difícil cenário da pandemia de Covid-19.

Flexibilidade do momento atual

Tendo em vista o abrandamento da pandemia, embora em ritmo diferente em cada lugar, a Congregação entende que não devem fugir daquilo que já são as orientações de autoridades civis locais, mas sobretudo manter a prudência.

“Não pretendemos oferecer outras orientações para as celebrações da Semana Santa: a experiência que as Conferências Episcopais adquiriram nos últimos anos é seguramente capaz de enfrentar as diferentes situações da forma mais conveniente, sempre tendo o cuidado de observar as normas rituais contidas nos livros litúrgicos.”

O convite para todos é de serem prudentes, evitando gestos e comportamentos arriscados. Toda avaliação e decisão devem ser sempre tomadas em conjunto com a Conferência Episcopal, que levará em consideração as normas que as autoridades civis competentes terão nos diversos países.

Pedido de oração

Nos últimos dias, o Santo Padre convidou repetidamente a rezar, pedindo a Deus o dom da paz para a Ucrânia, para que essa “guerra repugnante” chegue ao fim. Juntamente com a Ucrânia, frisa a nota, quer-se recordar também todos os outros conflitos, infelizmente sempre numerosos, em muitos países do mundo: uma situação que o Papa Francisco descreveu como uma terceira guerra mundial em pedaços.

Na celebração da Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa, a liturgia convida a elevar a Deus a súplica pela Igreja e pelo mundo inteiro. Na oração universal, a nota informa que se invocará o Senhor para os governantes, para iluminar suas mentes e corações na busca do bem comum em verdadeira liberdade e paz. E para aqueles em provação para que todos possam experimentar alegria, encontrarem a ajuda da misericórdia do Senhor.

“Recordamos que ‘em caso de grave necessidade pública, o bispo diocesano pode permitir ou estabelecer que se acrescente uma intenção especial’”, recorda a nota citando orientações do Missal Romano. .

“Que a celebração da Páscoa traga a todos a esperança que vem somente da ressurreição do Senhor”, conclui a nota, emitida pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo