Último dia

59ª Assembleia Geral da CNBB: aprovados os documentos votados

A 59ª Assembleia Geral da CNBB aprovou a 3ª edição do Missal Romano, o Estatuto, o Estudo nº 144 e os critérios para a Instituição do Ministério do Catequista

Da Redação, com CNBB

5º dia da 58ª Assembleia CNBB / Foto: Cancão Nova – Wesley Almeida

Na manhã dessa sexta-feira, 2, o primeiro ponto da pauta de trabalhos da 59ª Assembleia Geral da CNBB foi o anúncio do resultado das votações realizadas pelos bispos.

As cédulas eram encaminhadas a uma equipe de trabalho, designada pela CNBB, para fazer a contagem dos votos. As votações foram realizadas com cédulas de papel, na qual o bispo escolhia entre as opções: sim, não ou abstenção. 

O resultado dos escrutínios foi apresentado aos bispos pelo secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portela Amado.  O primeiro anúncio foi a aprovação final da tradução da terceira edição típica do missal romano. Ela obteve 270 votos positivos e uma abstenção. Agora o texto seguirá para o Vaticano, para ser submetido à aprovação final pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Atualizações do Estatuto da CNBB

O segundo resultado anunciado foi sobre a aprovação do Estatuto da CNBB. A aprovação aconteceu com 214 votos positivos e duas abstenções. 

Estudo 114

O terceiro resultado anunciado foi sobre o Estudo 114, cujo título é: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14), “Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”.         

Os bispos aprovaram que o Estudo passe a ser um documento da CNBB com 263 votos positivos, dois negativos e três abstenções. 

Ministério do Catequista

O quarto resultado apresentado foi a aprovação do subsídio com os critérios e itinerários para a instituição do Ministério de Catequistas.  O texto foi aprovado com 259 votos e cinco abstenções.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo