Ato concreto

40 dias com São Miguel: Frei Gilson pede ajuda em prol de escola no RS

Doações serão destinadas a Obra Social Santa Luiza – escola de educação infantil devastada pelas chuvas que atingiram o estado no início do ano

Julia Beck
Da redação

Frei Gilson; Imagens de devastação da escola após as chuvas fortes que assolaram o RS /Fotos: Bruno Marques; Reprodução

Este ano, a proposta de caridade para os “40 dias com São Miguel Arcanjo” é o Rio Grande do Sul. No início deste ano, aproximadamente 95% das cidades (471) do estado foram afetadas pelas fortes chuvas. Casas, escolas, pontos comerciais, aeroporto ficaram debaixo d’água. No último levantamento da Defesa Civil, constava que 182 pessoas morreram e 2,398 milhões foram afetadas, de alguma maneira, pela tragédia climática, o equivalente a 22,04% da população do estado.

“A enchente deixou muitas consequências”, pontua o Carmelita Mensageiro do Espírito Santo, Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo, em sua explicação sobre os 40 dias com São Miguel Arcanjo. “Todos nós sofremos. Tenho muita certeza de que muitos já ajudaram e fizeram muita coisa, mas precisamos continuar ajudando. Então, nestes 40 dias, vamos ajudar o Rio Grande do Sul”.

A instituição de caridade que será ajudada é a Obra Social Santa Luiza – uma escola de educação infantil de turno integral. Este ano, a instituição completa 65 anos de atendimento à comunidade da Vila Farrapos e arredores, na cidade de Porto Alegre (RS). Essa obra atende 205 crianças, dos 6 meses aos 6 anos – de berçário, maternal e jardim.

Com a enchente, o prédio da instituição foi devastado. “Tudo foi perdido”, afirma o frei carmelita. “É um grupo de católicos que está à frente desta obra social. Eles têm convênio com a prefeitura local – que enviou uma parcela de ajuda, porém ela não foi suficiente”, conta.

“Todo o dia depois da pregação, vou fazer uma campanha pedindo ajuda para essa causa. Nós vamos reconstruir esta obra social”. Frei Gilson ressalta que, com o pouco de cada um, será possível reerguer o prédio da escola.

40 dias com São Miguel Arcanjo

Os 40 dias com São Miguel Arcanjo começou na madrugada desta quarta-feira, 15. É uma iniciativa idealizada por Frei Gilson que reúne milhares de fiéis do Brasil em oração.

Durante os 40 dias que antecedem a Festa dos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael – 29 de setembro, o frei reza o rosário diante do Santíssimo Sacramento às 4h da manhã, com transmissão ao vivo pelas suas redes sociais – Facebook, Instagram e Youtube. Além da oração, os fiéis são convidados a realizar penitências e atos de caridade.

A Quaresma de São Miguel Arcanjo é uma prática devocional iniciada por São Francisco de Assis, na Idade Média, quando ele dedicava orações especialmente a São Miguel nos quarenta dias que antecedem a sua festa. Portanto, durante este período, os fiéis se comprometem a rezar a ladainha e a consagração a São Miguel Arcanjo, a fazer penitências e procurar o sacramento da reconciliação (confissão). É indicado também fazer as orações com uma vela acesa diante de uma imagem ou estampa do arcanjo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo