MISSIONARIEDADE

Pontifícias Obras Missionárias refletem atuação no Brasil

Encontro realizado entre 8 e 10 de março reuniu lideranças das POM de todo o país e abordou reforma institucional da organização, já discutido em outras partes do mundo

Da Redação, com Pontifícias Obras Missionárias

Lideranças das Pontifícias Obras Missionárias permaneceram reunidas entre os dias 8 e 10 de março / Foto: Reprodução Site Pontifícias Obras Missionárias

Lideranças das Pontifícias Obras Missionárias (POM) de diversas regiões do Brasil participaram do primeiro encontro ampliado do projeto “POM em Saída” que se encerra neste domingo, 10. As atividades tiveram início na sexta-feira, 8, e abordaram especialmente a reforma institucional das Pontifícias Obras Missionárias.

O processo, já discutido em diversas regiões do mundo, levou à formação de uma equipe central para o acompanhamento do desenrolar do projeto no Brasil, construindo um itinerário de reflexões com lideranças. Desta forma, o encontro teve como objetivo a construção e implementação de estratégias de governança e gestão mais eficientes, potencializando a atuação das POM no país.

Missionariedade da Igreja

O assessor pedagógico do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Antonio Niemiec, lembrou que a reforma da Cúria Romana se insere no contexto da missionariedade da Igreja, enfatizando a importância do processo de atualização motivada pelas POM. 

O sacerdote recordou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões deste ano, citando o trecho em que o Pontífice escreve:  “Hoje o drama da Igreja é que Jesus continua a bater à porta, mas da parte de dentro, para que O deixemos sair! Muitas vezes acabamos por ser uma Igreja (…) que não deixa o Senhor sair, que O retém como “propriedade sua”, quando o Senhor veio para a missão e quer que sejamos missionários”.

Durante os dias de encontro, os participantes do grupo de trabalho tiveram a oportunidade de voltar o olhar para as ações realizadas pelas POM, em vista de uma maior integração das ações e um retorno à essência missionária que está no centro das atividades. O processo de atualização acontece ao longo de 2024, trazendo luzes para a ação missionária e a vida das POM no Brasil.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo