O que é o Sínodo

Sínodo dos Bispos: entenda o que é e como funciona

Reunião dos bispos de todo o mundo com o Papa foi instituída por Paulo VI em 1965

Da Redação, com vatican.va

sínodo bispos

No Sínodo, bispos se reúnem com o Papa para refletirem sobre algum tema de importância e auxiliá-lo no governo da Igreja / Foto: Arquivo

De 5 a 19 de outubro deste ano, a Igreja Católica realiza a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos. O tema em discussão será “Os desafios Pastorais da Família no contexto da evangelização”.

Mas o que é o Sínodo? A palavra “sínodo” vem de duas palavras gregas: “syn”, que significa “juntos”, e “hodos”, que significa “estrada ou caminho”. Logo, o Sínodo dos Bispos pode ser definido como uma reunião do episcopado da Igreja Católica com o Papa para discutir algum assunto em especial, auxiliando o Santo Padre no governo da Igreja.

Acesse
.: Todas as notícias sobre o Sínodo da Família

O Sínodo dos Bispos foi instituído pelo Papa Paulo VI  com o Motu proprioApostolica sollicitudo”, de 15 de setembro de 1965. Desde então, foram realizadas 25 Assembleias Sinodais. Segundo definição do próprio Pontífice, no Angelus de 22 de setembro de 1974, o Sínodo dos Bispos:

“É uma instituição eclesiástica, que nós, interrogando os sinais dos tempos, e ainda mais procurando interpretar em profundidade os desígnios divinos e a constituição da Igreja Católica, estabelecemos, após o Concílio Vaticano II, para favorecer a união e a colaboração dos bispos de todo o mundo com essa Sé Apostólica, através de um estudo comum das condições da Igreja e a solução concorde das questões relativas à sua missão. Não é um Concílio, não é um Parlamento, mas um Sínodo de particular natureza”.

Acesse
.: Infográfico com histórico dos Sínodos

Metodologia que pauta os trabalhos do Sínodo: é baseada na colegialidade, um conceito que caracteriza cada fase do processo sinodal, desde a preparação até as conclusões das Assembleias. Os trabalhos alternam análises e sínteses, com uma dinâmica que permite a verificação dos resultados e o exame de novas propostas. “Cada fase desse processo se desenvolve em um clima de comunhão colegial”, informa a Santa Sé em seu site oficial.

Tema e instrumento de trabalho: Quem escolhe o tema do Sínodo é o Papa, após um estudo elaborado pelo Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, que avalia as sugestões recebidas. Com o tema definido, prepara-se a “Lineamenta”, documento que apresenta as linhas principais do tema do Sínodo e, após a aprovação do Papa, é enviado ao episcopado. Após um estudo, os bispos enviam uma relação sobre essa Lineamenta para a Secretaria Geral. Só então é redigido o “Instrumentum laboris”, documento que é ponto de referência durante a Assembleia sinodal.

Acesse
.: Instrumentum laboris da 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo

Tipos de Assembleia: Com relação às Assembleias, há aquelas que são ordinárias e as que são extraordinárias. As primeiras são realizadas a cada quatro anos e, as segundas, o Papa convoca a qualquer tempo.

Há também as Assembleias Especiais, realizadas nos continentes. Exemplos: Assembleia Especial para a África, realizada em 2009, e a Assembleia Especial para o Oriente Médio, realizada em 2010. Das 25 Assembleias realizadas até hoje, 10 foram especiais.

Após o Sínodo: O Papa emite um documento chamado Exortação Apostólica, no qual resume e aprova as principais conclusões dos bispos durante as reuniões.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo