Santa Missa

Papa abre Sínodo da Família: trabalhar para a vinha de Deus

Santo Padre abriu Sínodo dos Bispos sobre Família destacando o chamado a trabalhar para a vinha do Senhor

Jéssica Marçal
Da Redação

Francisco celebra Missa de abertura do Sínodo dos Bispos sobre família / Foto: Reprodução CTV

Francisco celebra Missa de abertura do Sínodo dos Bispos sobre família / Foto: Reprodução CTV

O Papa Francisco celebrou neste domingo, 5, a Missa de abertura da 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que reflete sobre a temática da família. Na homilia, o Papa destacou que, no Sínodo, há o chamado para trabalhar para a vinha do Senhor.

Acesse
.: Íntegra da homilia
.: Todas as notícias sobre o Sínodo da Família

A reflexão do Papa é fruto das leituras do dia, que usam a imagem da vinha do Senhor. Francisco explicou que a tarefa dos líderes do povo é cultivar e cuidar do sonho de Deus: o Seu povo.

Na homilia, Papa destacou que assembleias sinodais servem para cooperar com a vinha do Senhor / Foto: Reprodução CTV

Na homilia, Papa destacou que assembleias sinodais servem para cooperar com a vinha do Senhor / Foto: Reprodução CTV

“Também nós somos chamados a trabalhar para a vinha do Senhor, no Sínodo dos Bispos. As assembleias sinodais não servem para discutir ideias bonitas e originais, nem para ver quem é mais inteligente… Servem para cultivar e guardar melhor a vinha do Senhor, para cooperar no seu sonho, no seu projeto de amor a respeito do seu povo. Neste caso, o Senhor pede-nos para cuidarmos da família, que, desde os primórdios, é parte integrante do desígnio de amor que ele tem para a humanidade”.

Porém, o Evangelho mostra a imagem dos agricultores que se apoderaram da vinha e tiraram a possibilidade de Deus realizar o sonho que tem para seu povo. Segundo Francisco, a ganância é uma tentação sempre presente. “O sonho de Deus sempre se embate com a hipocrisia de alguns dos seus servidores. Podemos ‘frustrar’ o sonho de Deus, se não nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo”.

Francisco concluiu a homilia dizendo que, para cultivar e guardar bem a vinha, é preciso que mente e coração estejam em Jesus Cristo, pela paz de Deus. “Assim, os nossos pensamentos e os nossos projetos estarão de acordo com o sonho de Deus: formar para Si um povo santo que Lhe pertença e produza os frutos do Reino de Deus (cf. Mt 21, 43)”.

A 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos acontece de 5 a 19 de outubro e tem como tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

Leia mais
.: Família é escola de humanidade, diz Papa na vigília pelo Sínodo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo