DESPEDIDA

Acompanhe as últimas atividades do Papa Leão XIV no Líbano

O Papa Leão concluiu a sua Primeira Viagem Apostólica à Turquia e ao Líbano. O Santo Padre já está de volta ao Vaticano e as atividades deste último dia em solo libanês nós vamos conferir agora na reportagem.

Reportagem de Danúbia Gleisser e Daniele Santos

No último dia da viagem apostólica, o Papa Leão XIV visitou o Hospital da Cruz, um dos maiores do Oriente Médio, dedicado às pessoas com deficiência mental, administrado pelas irmãs franciscanas da cruz. Ele saudou pacientes e religiosas e ouviu testemunhos antes de dirigir sua mensagem em francês. 

Em seguida, Leão XIV foi ao porto de Beirute, local da explosão de 2020. Ali rezou em silêncio, depositou flores, acendeu uma vela e consolou famílias que perderam entes queridos. 

O último compromisso do dia foi a Santa Missa no Beirut Waterfront com cerca de 150.000 fiéis. Em sua homilia e expressou: “É precisamente a vós, querido povo libanês, que dirijo o convite a cultivar sempre atitudes de louvor e gratidão. Vós que sois destinatários de uma rara beleza com a qual o Senhor enriqueceu a vossa terra e que simultaneamente sois espectadores e vítimas do modo como o mal de múltiplas formas pode ofuscar esta magnificência”, destacou o Papa.

O Pontífice reforçou que a gratidão não deve permanecer uma consolação intimista e ilusória. Deve levá-los à transformação do coração, à conversão da vida, a considerar que é precisamente a luz da fé sob promessa da esperança e na alegria da caridade que Deus concebeu à vida.

“Cada um deve fazer a sua parte e todos devemos unir esforços para que esta terra possa voltar ao seu esplendor. E temos apenas uma maneira de o fazer. Desarmemos os nossos corações, derrubamos as armaduras dos nossos fechamentos étnicos e políticos. Abramos as nossas confissões religiosas ao encontro recíproco. Despertemos no nosso íntimo o sonho de um Líbano unido, onde triunfem a paz e a justiça”, reforçou ele.

Ao final da celebração, Leão XIV convidou os fiéis a serem construtores da paz. “Sejam arautos da paz, testemunhas da paz. e afirmou que o Oriente Médio precisa de novas atitudes, de rejeitar a lógica da vingança e da violência, de superar as divisões políticas, sociais e religiosas, e de abrir novos capítulos em nome da reconciliação e da paz”, concluiu o Santo Padre.

Leão XIV pediu à comunidade internacional que não poupe esforços para promover o diálogo e a reconciliação e fez um apelo direto a líderes políticos e sociais no Líbano e em todos os países marcados pela guerra e pela violência. que escutem o clamor de seus povos por paz, se coloquem a serviço da vida, do bem comum e do desenvolvimento integral de todas as nações.

“E a vocês, cristãos do Levante, cidadãos plenos destas terras, repito, coragem. Toda a igreja olha para vocês com carinho e admiração. Que a Virgem Maria, Nossa Senhora de Rarissa, os proteja sempre”, completou o Pontífice. 

Após a missa, o Papa seguiu para o Aeroporto Internacional de Beirute para a cerimônia de despedida. Partiu no início da tarde no horário local e chegou a Roma no fim da tarde, encerrando sua primeira viagem apostólica ao Líbano.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content