Seguindo com uma antiga tradição, o Estúdio de Mosaicos do Vaticano, na Fábrica de São Pedro, entregou um retrato em mosaico ao Sucessor de Pedro
Da redação, com Sala de Imprensa da Santa Sé

A peça entregue ao Papa Leão XIV produzida pelo Estúdio de Mosaicos do Vaticano / Foto: Vatican Media
O Estúdio de Mosaicos do Vaticano, na Fábrica de São Pedro, concluiu o tondo de mosaico dedicado ao novo Pontífice, de acordo com a antiga tradição que acompanha a eleição de cada Papa.
Pouco mais de oito meses após a eleição do Santo Padre Leão XIV, o Estúdio de Mosaicos do Vaticano concluiu o retrato em mosaico destinado à Basílica de São Paulo Fora dos Muros, a pedido do Arcipreste da Basílica, Cardeal James Michael Harvey.
O tondo de mosaico, com 137 centímetros de diâmetro, foi criado com esmaltes vítreos e ouro sobre uma estrutura metálica no ateliê de mosaicos da Fabbrica di San Pietro, no Vaticano. Os azulejos foram criados utilizando a antiga técnica de mosaico recortado e fixados com o tradicional estuque oleoso do Vaticano.
A execução da obra começou com um esboço pictórico do mestre Rodolfo Papa, uma pintura a óleo sobre tela com as mesmas dimensões do tondo em mosaico, concebido especificamente para ser transposto para o mosaico.
A obra será então aplicada no espaço ao lado do retrato do Papa Francisco, na nave direita da Basílica, a uma altura de aproximadamente 13 metros.
O esboço pictórico será preservado, juntamente com toda a série de retratos dos pontífices, na Fabbrica di San Pietro, no Vaticano.




