Buscar caminhos de diálogo e responder ao conflito com gestos de fraternidade é um dos pedidos do Papa Leão XIV nesse mês de agosto
Da Redação, com O Vídeo do Papa

Foto: Reprodução O Vídeo do Papa
“Pela convivência comum” é o tema da intenção de oração do Papa Leão XIV para o mês de agosto. O “O Vídeo do Papa”, que convida os fiéis a se unirem a essa intenção, foi divulgado nesta terça-feira, 29.
“Rezemos para que as sociedades em que a convivência parece mais difícil não sucumbam à tentação do confronto por razões étnicas, políticas, religiosas ou ideológicas.”, pede o Pontífice.
O vídeo deste mês foi produzido em colaboração com a Fundação Jesuíta de Comunicação. Nele, o Pontífice reza uma oração criada pela Rede Mundial de Oração especialmente para a intenção do mês de agosto.
Ao final, Leão XIV deixa uma mensagem de esperança aos jovens, visto que o Jubileu dos Jovens coincide com o lançamento do vídeo. Conforme observa a Rede Mundial de Oração do Papa, a esperança de um futuro melhor supõe que os jovens saibam construir comunidades fraternas, acolhendo uns aos outros com suas diferenças.
Conviver com respeito e compaixão
A oração do Papa descreve a atual situação, marcada por tempos de medo e divisão. Basta recorrer às notícias dos meios de comunicação de qualquer dia para comprovar que, aos conflitos internacionais se somam outros numerosos enfrentamentos que surgem nas pequenas cidades e comunidades, em virtude do crescimento das diferenças políticas, religiosas e étnicas.
Na raiz deste fenômeno está o esquecimento de uma verdade fundamental: todos somos irmãos e irmãs, filhos de um mesmo Pai. Por isso, continua o Papa: “Envia-nos teu Espírito, Senhor, para que torne a acender em nós o desejo de comprender-nos, de escutar-nos, de conviver com respeito e compaixão”.
Para superar diferenças e ideologias, é preciso ver aos demais “com os olhos do coração”, que permitem reconhecer a dignidade inviolável de todas as pessoas. E ter a coragem de “buscar caminhos de diálogo e responder ao conflito com gestos de fraternidade”. A abertura ao outro sem temer as diferenças nos leva a descobrir que as diferenças não são uma ameaça, mas “uma riqueza que nos humaniza”.
Promover a convivência pacífica
O diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Cristóbal Fones, S.J., explica que “todos podemos promover a convivência pacífica”. Para isso, “primeiramente é preciso trabalhar sobre si mesmo para arrancar do coração o orgulho, as exigências, as palavras negativas que ferem e matam. Como nos ensina o Papa Leão XIV, a paz se constrói no coração e a partir do coração”.
Em segundo lugar, é necessário deixar de lado os prejuízos e enfrentar o medo por quem é ‘diferente’: “É preciso aproximar-se com respeito para escutar ao outro, que sempre tem algo único que ensinar, continua o Pe. Fones. Através do diálogo, é possível buscar o que nos une e abrir caminhos de colaboração para o bem comum”.
O padre Fones lembra ainda que “o Papa Leão XIV também reforça que os governantes devem trabalhar para construir sociedades civis harmônicas e pacíficas. Isto se pode fazer investindo nas famílias; cuidando e garantindo a dignidade de todas as pessoas, especialmente das mais frágeis e indefesas, praticando a justiça, procurando equilibrar as desigualdades e defendendo a verdade, que é a base em que se pode construir relações verdadeiramente autênticas”.
No contexto do Ano Santo de 2025, O Vídeo do Papa adquire uma especial importância, porque faz conhecer as intenções de oração que o Papa carrega em seu coração. Para receber adequadamente as graças da indulgência jubilar é necessário, precisamente, rezar pelas intenções do Papa.
Assista abaixo: