DO PERU PARA ROMA

“Papa Leão XIV tem alma latina”, afirma Cardeal Jaime Spengler

Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) comenta relação do novo Pontífice com o continente e destaca simplicidade e proximidade

Da Redação, com Celam

Registro do então bispo de Chiclayo, Dom Robert Prevost, junto a fiéis após celebração durante Retiro de Catequistas em 1º de março de 2020 / Foto: Reprodução Diocese de Chiclayo via Facebook

“O Papa Leão XIV não é latino, mas tem alma latina, e isso é precioso para nós”. Com estas palavras, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), Cardeal Jaime Spengler, comentou a relação do novo Pontífice com o continente.

Dentre outros aspectos, o cardeal destacou a experiência pastoral do Pontífice, que atuou como missionário no Peru por mais de duas décadas. “Ele é um homem que conhece muito bem a nossa história latino-americana”, observou, acrescentando que o Santo Padre, após “se tornar superior dos agostinianos, conheceu a presença de sua comunidade no continente e, como bispo de uma diocese fronteiriça, conseguiu ser um pastor muito dedicado”.

As congregações gerais que precederam o conclave, entre outros espaços de partilha, permitem ao Cardeal Spengler afirmar que Leão XIV é um “homem marcado pela simplicidade e pela proximidade expressa no seu desejo de conversar com os outros sempre, olhando nos olhos”, o que manifesta uma abertura de alma e coração muito típica do povo latino.

Gratidão e oração pelo novo Papa

Cardeal Jaime Spengler / Foto: Daniel Xavier

O cardeal indicou ainda que as congregações gerais foram momentos únicos, nos quais foi possível viver uma experiência intensa de fraternidade. Ele destacou a diversidade dos membros do Colégio Cardinalício, sinal da universalidade da Igreja.

A chegada do Papa Leão XIV, prossegue o religioso, é motivo de alegria. “Agradecemos a Deus por nos dar este latino como Papa e Bispo de Roma”, expressou. Neste contexto, convidou o povo de Deus, incluindo o clero, a oferecer seu total apoio ao novo Pontífice.

“O Santo Padre precisa do nosso apreço e carinho. Amemos o Papa que o Espírito do Senhor nos concede neste momento particular da história humana e latino-americana. Eu diria que ele é um homem que Deus nos envia como um presente divino”, declarou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo