Reunido com peregrinos croatas, o Pontíficve ressaltou a importância da transmissão da fé na família e evocou os valores cristãos dilacerado pelas guerras e violência
Da redação, com Vatican News

O Papa Leão XIV acena do Papamóvel antes da Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Zagreb, Drazen Kutlesa / Foto: Vincenzo Livieri – Reuters
“Hvaljen Isus i Marija!” (Louvados sejam Jesus e Maria!): em croato, o Papa Leão XIV saudou na tarde desta terça-feira, 7 de outubro, os cerca de 10 mil peregrinos da Croácia, que vieram a Roma por ocasião do Jubileu.
Na Praça de São Pedro, o Pontífice manifestou alegria por uma presença tão numerosa, “sinal eloquente da vitalidade da fé do povo, que ao longo dos séculos soube permanecer firme na comunhão com a Igreja e fiel ao Sucessor do Apóstolo Pedro”.
Para o Santo Padre, é motivo de profunda consolação constatar como as raízes da fé não permaneceram fixas no passado, mas continuam a dar frutos também hoje. A tradição recebida dos próprios pais é um tesouro precioso, disse ainda o Pontífice, que agradeceu pela “fidelidade vivida na concretude da vida quotidiana” dos croatos,aonde quer quer estejam, já que muitos emigraram por motivo de trabalho, estudos ou por outras necessidades. “Mas onde quer que se encontrem, permaneçam ligados às suas raízes cristãs e ofereçam o testemunho de um povo que ama Cristo e a sua Igreja. Esta coerência de vida é uma palavra evangélica mais eloquente do que muitos discursos.”
Não esqueçam que a fé cresce e se fortalece quando é compartilhada, acrescentou Leão XIV. “Por isso, convido-os a transmitir com alegria aos seus filhos e às novas gerações os valores cristãos que moldaram sua longa história e sua cultura. Desta forma, continuarão a ser um fermento de paz, bem e esperança num mundo dilacerado pela violência e pelas guerras, que vocês também conhecem pela sua história”.
Por fim, o Santo Padre concedeu a todos a sua bênção apostólica, pedindo que a Virgem Maria, invocada como “Advocata fidelissima Croatiae”, os proteja sob seu manto e os acompanhe no caminho quotidiano.