CARTA

Papa expressa gratidão pelos 800 anos da Catedral de Toledo

O Sucessor de Pedro enviou uma carta aos fiéis de Toledo, na qual destaca a riqueza espiritual, histórica e social da Catedral Primaz

Da redação, com Vatican News

Papa Leão XIV / Foto: Vatican Media

O Papa Leão XIV enviou uma mensagem aos fiéis da Arquidiocese de Toledo por ocasião do evento inaugural que marca o 800º aniversário da construção da Catedral Primaz Gótica. Em sua carta, enviada no dia 29, o Pontífice expressou sua alegria pelas atividades planejadas para celebrar este oitavo centenário e manifestou a esperança de que 2026 seja um tempo de graça, perdão, misericórdia e gratidão pela rica história da Igreja de Toledo na Espanha, Europa e América Hispânica.

No texto, lido pelo Núncio Apostólico na Espanha, Dom Piero Pioppo, o Santo Padre recordou que, em 1226, Dom Rodrigo Jiménez de Rada e o Rei São Fernando III de Castela lançaram a pedra fundamental da atual Catedral Primaz no local da antiga Basílica Visigótica de Santa Maria. Ao longo de 800 anos, a Catedral de Toledo foi palco de eventos decisivos na história religiosa e cultural, que se refletem em sua arte e arquitetura.

Arte, fé e patrimônio no programa do centenário

O Oitavo Centenário da Catedral é concebido como uma celebração integral em que fé, arte, música e patrimônio se unem em diálogo para oferecer uma experiência única e compartilhada, aberta a toda a Igreja e ao mundo. O programa comemora a história viva da Catedral por meio de quatro temas principais: voz, memória, a estrutura de pedra e a vida espiritual do edifício e de sua comunidade.

Um dos eventos centrais é a grande exposição Primada, que será inaugurada em 25 de maio de 2026 e permanecerá aberta até 14 de outubro. Esta exposição cultural reunirá mais de 350 obras-primas — incluindo pinturas, esculturas, códices e tapeçarias — abrangendo oito séculos de arte, fé e patrimônio, com obras de artistas como El Greco, Velázquez, Zurbarán, Bellini e Luca Giordano.

Além da exposição, o programa cultural inclui iniciativas para a conservação e valorização da Catedral, bem como projetos de pesquisa, publicações e outras atividades destinadas a garantir a transmissão deste património excecional às gerações futuras.

Ao longo de 2026 e 2027, decorrerão diversos eventos para comemorar o oitavo centenário da Catedral de Toledo.

Liturgia, música e jubileu

Leão XIV sublinhou o valor da liturgia hispano-moçárabe, celebrada diariamente na Catedral de Toledo como testemunho vivo de fé e de comunhão com a Sé de Pedro. Esta tradição musical e espiritual integra o Programa Musical do Centenário, que procura recuperar e renovar a rica paisagem sonora da Catedral, recorrendo tanto aos seus arquivos históricos como a produções contemporâneas.

A mensagem do Papa também destacou o trabalho social e de caridade da Catedral, que responde às novas formas de pobreza presentes na sociedade atual. Citando sua Exortação Apostólica Dilexi te, Leão XIV encorajou a comunidade a não se esquecer dos pobres, como expressão concreta da fé e da missão pastoral da Catedral.

Ano Jubilar: um tempo de encontro e renovação

O Oitavo Centenário culminará na celebração de um Ano Jubilar, que terá início em 25 de outubro de 2026, festa da dedicação da Catedral Primaz, e se estenderá até 27 de outubro de 2027. Durante este período, fiéis e peregrinos de todo o mundo serão convidados a vivenciar um tempo de graça, encontro e renovação interior.

Leão XIV concluiu sua mensagem assegurando sua proximidade espiritual e oferecendo uma oração para que o Senhor e Nossa Senhora do Tabernáculo, padroeira da cidade e da Catedral, protejam sempre a comunidade de Toledo. Com afeto, concedeu sua bênção, encorajando a todos a viverem este aniversário como fonte de inspiração para o presente e o futuro da fé.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content