Arquidiocese da Cidade do México relatou, em publicação nas redes sociais, encontro entre o Primaz mexicano, Cardeal Retes, e Leão XIV no Vaticano
Da Redação, com Arquidiocese da Cidade do México

Papa Leão XIV recebe Cardeal Retes (à esq.) e Dom Francisco Pérez (à dir.) em audiência / Foto: Reprodução Arquidiocese da Cidade do México via X
O Papa Leão XIV deseja visitar em breve o México. Foi o que relatou o Primaz do México e arcebispo da capital do país, Cardeal Carlos Aguiar Retes, que se encontrou com o Pontífice na quarta-feira, 14, no Vaticano.
Também participou da audiência o bispo-auxiliar da Cidade do México, Dom Francisco Javier Acero Pérez. O relato deste encontro foi publicado pela arquidiocese da capital mexicana em suas redes sociais.
A nota registra que o Cardeal Retes falou ao Santo Padre sobre os avanços da implementação do processo sinodal que está sendo realizada na arquidiocese. Leão XIV agradeceu o trabalho e o compromisso dos sacerdotes, comunidades religiosas, agentes pastorais e leigos neste caminho de escuta, discernimento e corresponsabilidade pastoral.
Visita ao México
O Papa também expressou sua alegria pela peregrinação que a Arquidiocese da Cidade do México realizará neste sábado, 17, à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. Neste contexto, o Cardeal Retes reiterou o convite que havia feito ao Pontífice poucos dias após o Conclave para visitar o México.
Segundo a publicação, “o Santo Padre demonstrou-se agradecido e manifestou seu desejo e interesse de estar em breve no país para confiar o seu pontificado a Nossa Senhora de Guadalupe”.
Ao final da nota, a Arquidiocese da Cidade do México convidou todos os fiéis a se unirem em oração pelo Papa, por seu ministério e pelo caminho sinodal que tem sido vivido no país.
Outros possíveis destinos
Leão XIV já havia manifestado anteriormente seu interesse em visitar o México. No dia 18 de novembro, ao deixar Castel Gandolfo para retornar ao Vaticano, o Pontífice conversou com alguns jornalistas. Ao ser questionado sobre possíveis destinos de viagens apostólicas em 2026, citou Guadalupe, além de outros países da América Latina.
Durante a coletiva de imprensa no avião durante o retorno à Itália após a visita à Turquia e ao Líbano, o Santo Padre também abordou o tema. Ele expressou que quer viajar para a África, citando a Argélia, e reafirmou a vontade de visitar a América Latina.




