Em audiência hoje no Vaticano, o Papa Leão XIV recebeu diferentes congregações religiosas e falou sobre a importância de servir aos necessitados. Nesta quinta-feira também foi divulgada a primeira entrevista concedida pelo Santo Padre. Na publicação, o Pontífice revelou o desejo de encorajar todos os cristãos na fé.
Reportagem de Adilson Sabará
Imagens de Vatican News
A primeira entrevista do Papa Leão XIV foi divulgada hoje. O Pontífice falou dos desafios vividos nestes meses à frente da Igreja e destacou que manterá o legado de Francisco de acolher a todos.
“Todos estão convidados a entrar, disse o Papa, mas é convidado porque é um filho, uma filha de Deus. Todos são bem-vindos e vamos nos conhecer e nos respeitar mutuamente”, completou.
Na entrevista realizada no final de julho para uma biografia publicada pela editora Penguim Peru, o Santo Padre deixou claro que seria impossível para ele entrar na realidade particular de cada nação.
De acordo com Elise, que fez a entrevista, Leão partilhou que sua visão para a Igreja e para o papado é de encorajar os católicos e todos os cristãos na fé, sem se envolver em política e governos, dizendo aos líderes o que fazer ou não fazer. Ele disse que sua estratégia e abordagem serão a de trabalhar com seus pastores”, disse a correspondente do site de notícias CRUX e Roma, Elise Ann Allen.
A situação dos países em guerra, em especial de Gaza, preocupa o pontífice. Com relação à denúncia de genocídio, o Papa esclareceu que a Santa Sé não tem condições de fazer qualquer declaração sobre isso neste momento.
No Vaticano, o Santo Padre recebeu em audiência religiosos de diferentes congregações e institutos reunidos em Roma para os seus capítulos gerais e assembleias. Ele os aconselhou a estarem atentos aos sinais dos tempos para servir aos outros em suas necessidades, viver a obediência como ato de amor no mundo de hoje e valorizar a vida comunitária, sendo fiéis à inspiração daqueles que fundaram seus carismas.