Documentário mostrará o cotidiano do Papa Leão XIV, começando com os testemunhos de seus irmãos Louis e John, juntamente com inúmeras vozes e histórias
Da redação, com Vatican News

Papa Leão XIV com seus irmãos / Foto: Reprodução Youtube Vatican News
Com um olhar sobre a infância do Papa Leão XIV, seus laços familiares, amizades, estudos, formação, vocação, primeiros passos na vida consagrada, compromisso social, paixões esportivas e preferências gastronômicas, “Leo from Chicago” (“Leão de Chicago”, em tradução literal) oferece um retrato profundo e, em muitos aspectos, inédito do Papa Leão XIV. Este documentário, produzido pelo Dicastério para a Comunicação do Vaticano em colaboração com a Arquidiocese de Chicago e o Apostolado El Sembrador Nueva Evangelización (ESNE), reconstitui a história e as raízes do Papa em sua terra natal: os Estados Unidos.
Detalhes
A jornada — conduzida pelos jornalistas Deborah Castellano Lubov, Salvatore Cernuzio e Felipe Herrera-Espaliat — desenrola-se pelos bairros de Chicago, começando na casa da família Prevost em Dolton, com memórias e histórias compartilhadas por seus dois irmãos, Louis Martin e John. Em seguida, passa pelos escritórios, escolas e paróquias liderados pelos agostinianos; pela União Teológica Católica; e pelos lugares frequentemente visitados pelo então padre Robert Francis Prevost, como a pizzaria Aurelio’s ou o Rate Field, estádio do time de beisebol Chicago White Sox. O itinerário se estende à Universidade Villanova, nos arredores da Filadélfia, e a Port Charlotte, Flórida, para visitar seu irmão mais velho.
Além disso, na produção, cerca de 30 pessoas próximas ao Papa prestam depoimentos, ajudando a pintar um retrato mais rico do homem que, desde 8 de maio, foi chamado a liderar a Igreja universal, revelando um homem que, mesmo quando criança, demonstrou vocação para a vida religiosa, evidenciada por “celebrar” a missa e recitar orações em latim.
Mostra ainda um jovem que entrou no caminho do discernimento para ingressar na Ordem de Santo Agostinho, que buscou estudos em matemática e teologia, formando laços autênticos com colegas e se engajando em iniciativas de proteção à vida. Também apresenta um homem que deixou sua terra natal para servir no Peru e que liderou uma das ordens religiosas mais globais do mundo com comportamento calmo e liderança decisiva, permanecendo sempre um homem que ouvia música das décadas de 1960 e 1970, amava dirigir, assistia à TV e seguia beisebol apaixonadamente.
“Leão de Chicago” segue o passos do documentário “León de Perú” [“Leão do Peru, em tradução literal], lançado em junho, que abordou os anos de missão de Prévost no país sul-americano, será lançado em breve nos canais de mídia do Vaticano.
Confira o trailer do documentário, legendado em inglês, logo a seguir: