A cada mês do ano, católicos em todo o mundo são convidados a se unir ao Papa em suas orações por diversas situações que atingem a humanidade
Da Redação, com Rede Mundial de Oração do Papa

Foto: Karola G de Pexels via Canva
A Rede Mundial de Oração do Papa divulgou as intenções de oração escolhidas pelo Papa Leão XIV para o ano de 2026. A cada mês do ano, uma temática inspira o Pontífice a motivar orações em toda a Igreja em prol de uma causa específica, seja questão de saúde, de evangelização, ou de defesa da vida, por exemplo.
O Papa escolhe as intenções e as confia à sua rede de oração, uma obra pontifícia que tem como missão mobilizar os católicos para os desafios da humanidade e da missão da Igreja através da oração e da ação. A Rede Mundial de Oração do Papa foi fundada em 1844 como Apostolado da Oração. Está presente em 89 países e dela fazem parte mais de 22 milhões de católicos, incluindo uma seção juvenil, o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem.
Em dezembro de 2020, o então Papa Francisco constituiu esta obra pontifícia como fundação vaticana e aprovou os seus novos estatutos. Em 2016, surgiu O Vídeo do Papa, uma iniciativa global oficial, realizada pela própria Rede, e que tem como objetivo divulgar as intenções mensais do Santo Padre. Trata-se de um projeto que disponibiliza vídeos – gravados com o próprio Papa – e demais materiais informativos sobre cada intenção, contanto com o apoio do Vatican Media.
Veja, a seguir, quais são as intenções para cada mês de 2026:
JANEIRO: Oração com a Palavra de Deus
Rezemos para que a oração com a Palavra de Deus seja alimento em nossa vida e fonte de esperança em nossas comunidades, ajudando-nos a construir uma Igreja mais fraterna e missionária.
FEVEREIRO: Crianças com doenças incuráveis
Rezemos para que as crianças que sofrem de doenças incuráveis e suas famílias recebam os cuidados médicos e o apoio necessários, sem nunca perderem a força e a esperança.
MARÇO: Desarmamento e pela paz
Rezemos para que as nações avancem em direção a um desarmamento efetivo, especialmente o desarmamento nuclear, e para que os líderes mundiais escolham o caminho do diálogo e da diplomacia em vez da violência.
ABRIL: Sacerdotes em crise
Rezemos pelos sacerdotes que atravessam momentos de crise na sua vocação, para que encontrem o acompanhamento necessário e para que as comunidades os apoiem com compreensão e oração.
MAIO: Alimentação de qualidade para todos
Rezemos para que todos, dos grandes produtores aos pequenos consumidores, se comprometam a evitar o desperdício de alimentos e para que todos tenham acesso a uma alimentação de qualidade.
JUNHO: Valores do esporte
Rezemos para que o esporte seja um instrumento de paz, encontro e diálogo entre culturas e nações, promovendo valores como o respeito, a solidariedade e a superação pessoal.
JULHO: Respeito à vida humana
Rezemos pelo respeito e pela proteção da vida humana em todas as suas etapas, reconhecendo-a como um dom de Deus.
AGOSTO: Evangelização na cidade
Rezemos para que nas grandes cidades, muitas vezes marcadas pelo anonimato e pela solidão, encontremos novas formas de anunciar o Evangelho, descobrindo caminhos criativos para construir comunidade.
SETEMBRO Cuidado com a água
Rezemos por uma gestão justa e sustentável da água, recurso vital, para que todos tenham igual acesso a ela.
OUTUBRO: Pastoral da saúde mental
Rezemos para que a pastoral da saúde mental seja implantada em toda a Igreja, ajudando a superar o estigma e a discriminação contra as pessoas com doenças mentais.
NOVEMBRO: Bom uso das riquezas
Rezemos pelo bom uso das riquezas, para que se resista à tentação do egoísmo e elas estejam sempre a serviço do bem comum e da solidariedade com os mais necessitados.
DEZEMBRO: Famílias monoparentais
Rezemos pelas famílias que vivem a ausência de um pai ou de uma mãe, para que encontrem na Igreja apoio e acompanhamento e na fé ajuda e força nos momentos difíceis.




