Papa completa 24 anos de pontificado

O pontificado de João Paulo II é um dos mais longos da história da Igreja: de fato, Karol Wojtyla celebra, no dia 16 de outubro, o 24º aniversário de sua eleição à Cátedra de Pedro, que teve lugar em 16 de outubro de 1978.

Apenas seis pontífices tiveram pontificados mais longos do que o de João Paulo II, dentre os quais o primeiro, de São Pedro.

Neste ano, o 23º de seu pontificado, o Papa somou novos recordes aos já estabelecidos: com as visitas à Grécia, Síria, Malta, Ucrânia, Armênia e Cazaquistão, elevou a 95 o número de suas viagens internacionais a 128 diferentes nações. Percorreu mais de 1 milhão e 100 mil quilômetros: o equivalente a 27 vezes a volta ao mundo e mais de três vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Ninguém como ele elevou tantos bem-aventurados e santos à glória dos altares: com a cerimônia de 7 de outubro, chegam a 1.272 os mártires e confessores beatificados; e a 452 os santos. 2001 foi para o Papa também o ano do oitavo Consistório: outro evento recorde. JPII criou 201 cardeais, tornando o Colégio Cardinalício atual o mais “populoso” da história, em fevereiro último, com 184 cardeais. Hoje são 179, com 68 países representados.

O Papa publicou 13 encíclicas, 12 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 40 cartas apostólicas, além de 25 cartas “motu próprio”.

Em suas viagens, proferiu mais de 2.320 discursos, sem contar os pronunciados nas 138 viagens italianas e nas 720 efetuadas em Roma e Castelgandolfo, entre paróquias e visitas a Universidades e outras instituições.

Em 23 anos de pontificado, realizou mais de mil audiências gerais, durante as quais, recebeu mais de 16 milhões de fiéis. JPII manteve 1.320 encontros com personalidades políticas: 39 foram as visitas oficiais de Chefes de Estado, a última das quais, em 23 de julho passado, do Presidente norte-americano, George Bush.

Fonte: Rádio Vaticano

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo