Ajuda humanitária

Vulcão na Guatemala: em nome do Papa, ajuda é enviada aos atingidos

Santo Padre estabeleceu o envio de 100 mil dólares para socorrer os atingidos pela erupção do Vulcão de Fogo

Da Redação, com Boletim da Santa Sé 

Um auxílio foi enviado, em nome do Papa Francisco, à Guatemala, que foi fortemente atingida pela erupção do “Vulcão de Fogo” no início do mês. O órgão vaticano para o serviço do Desenvolvimento Humano Integral publicou nesta terça-feira, 19, um comunicado informando sobre o auxílio.

Ainda não há números definitivos sobre os estragos no país, mas estima-se que mais de 1,7 milhão de pessoas foram atingidas; cerca de 13 mil foram evacuadas de suas residências. “Papa Francisco, mediante o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, estabeleceu enviar uma primeira contribuição de 100 mil dólares para o socorro à população nesta fase de emergência”, informa o comunicado.

Ainda segundo o órgão vaticano, essa soma quer ser uma expressão da proximidade espiritual e do paterno encorajamento do Santo Padre. Francisco já havia expressado o seu pesar diante da catástrofe natural em um telegrama enviado ao núncio apostólico na Guatemala, Dom Nicolas Henry Marie Denis Thevenin.

O valor será dividido, em colaboração com a Nunciatura Apostólica, entre as dioceses que foram mais afetadas pela catástrofe e será destinado a obras de assistência às pessoas e aos territórios atingidos pela erupção. Trata-se de uma iniciativa que se soma às ajudas que estão sendo levantadas em toda a Igreja católica, envolvendo várias conferências episcopais e inúmeras instituições de caridade. 

Leia também
.: Bispos do Panamá se solidarizam com vítimas do vulcão na Guatemala

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo