Vigília: Papa terá encontro com vítimas de máfias

Santo Padre participa do encontro promovido pela fundação “Libera”, que apoia vítimas de redes mafiosas

Da Redação, com Rádio Vaticano

Vigília: Papa terá encontro com vítimas de máfiasNa próxima sexta-feira, 21, o Papa Francisco se vai encontrar, em Roma, com membros de uma associação que apoia vítimas de redes mafiosas.

A nota de imprensa da Santa Sé divulgada no sábado, 15, informa que o encontro é dedicado às vítimas inocentes das máfias e ocorre na véspera da 19ª “Jornada da Memória e do Compromisso”, que se realizará na cidade italiana de Latina.

Às 17h30 (horário local), está prevista a vigília de oração presidida pelo Pontífice com os membros da associação “Libera” – liderada pelo padre Luigi Ciotti – que reúne 1600 entidades territoriais que aderiram à iniciativa. A vigília será na igreja de São Gregório VII, nas proximidades do Vaticano. Participarão cerca de 700 pessoas representando 15 mil famílias que tiveram algum membro assassinado por organizações criminosas na Itália.

Em entrevista à Rádio Vaticano, padre Ciotti comentou a disponibilidade do Papa para o encontro bem como a expectativa das famílias.

“Esperam (as famílias) uma palavra forte, como aquela que Francisco sabe dar. Que diga com clareza novamente que o Evangelho é incompatível com a ilegalidade, com a corrupção e as máfias. Há muita expectativa e é muito bonito que Francisco venha e participe da leitura de todos os nomes das vítimas neste dia 21 de março, primeiro dia de primavera. Esta leitura, que é feita há tantos anos em toda a Itália, será feita em Roma com o Papa Francisco, que se demonstrou imediatamente disponível”.

Depois do encontro com o Papa, no dia seguinte, dia 22, milhares de pessoas se reunirão pelas ruas de Latina para participar de eventos ligados ao tema da legalidade e do compromisso civil contra as máfias.

No dia 26 de janeiro, durante o Angelus dominical, o Papa recordou o assassinato de um menino italiano, Nicola ‘Cocò’ Campolongo, que foi queimado dentro de um carro, na Calábria, em um ajuste de contas da máfia local. Para o Pontífice, algo “que parece não ter precedentes na história da criminalidade”.

“Rezemos com Cocò, que seguramente está com Jesus no céu, pelas pessoas que cometeram este crime, para que se arrependem e se convertam ao Senhor”, disse Francisco na ocasião.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo