Que Jerusalém seja verdadeiramente Cidade da paz, pede Papa

Francisco manifestou seu desejo de que a identidade e o carater sagrado de Jerusalém resplandeçam plenamente

Luciane Marins Da Redação

papa_presidente

Visita de cortesia ao presidente do Estado de Israel, Shimon Peres / Foto: L’Osservatore Romano

Os últimos compromissos do Papa Francisco na manhã desta segunda-feira, 26, foram de caráter político. O Papa fez uma visita de cortesia ao presidente do Estado de Israel, Shimon Peres, e depois teve uma audiência privada com o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

No discurso, durante encontro com o presidente, o Papa manifestou seu desejo de que os lugares santos sejam salvaguardados e que as pessoas que os visitam sejam protegidas. “Que Jerusalém seja verdadeiramente a Cidade da paz!”

Acesse .: Íntegra do discurso .: Veja como foi a manhã do Papa em Israel, último dia de visita .: Todas as notícias sobre a viagem do Papa à Terra Santa 

“A construção da paz exige, antes de mais nada, o respeito pela liberdade e a dignidade de cada pessoa humana, que judeus, cristãos e muçulmanos acreditam igualmente ser criada por Deus e destinada à vida eterna. A partir deste ponto firme que temos em comum, é possível prosseguir o compromisso por uma solução pacífica das controvérsias e conflitos.” Francisco reconheceu Shimon Peres como artífice de paz e exprimiu-lhe reconhecimento por isso.

Recursos como a violência, terrorismo, discriminação racial ou religiosa, imposição do próprio ponto de vista, anti-semitismo, e manifestações de intolerância contra pessoas ou lugares de culto judeus, cristãos e muçulmanos, foram firmemente rejeitas pelo Papa.

Francisco e Shimon Peres plantam uma oliveira /

Francisco e Shimon Peres plantam uma oliveira / Foto: L’Osservatore Romano

Francisco recordou as comunidades cristãs que vivem em Israel. “Estas são parte integrante da sociedade e participam, a pleno título, das suas vicissitudes civis, políticas e culturais. Os fiéis cristãos desejam, a partir da própria identidade, prestar a sua contribuição para o bem comum e para a construção da paz, como cidadãos de pleno direito que, rejeitando todas as formas de extremismo, se comprometem a ser artífices de reconciliação e concórdia.”

Por fim, o Papa garantiu suas orações pelas Instituições e pelos cidadãos de Israel, e ainda recordou todos aqueles que sofrem as consequências das crises na região do oriente Médio. “Paz sobre Israel e em todo o Médio Oriente! Shalom!”, pediu Francisco. Após o encontro, o Francisco e Shimon Peres plantaram uma oliveira no jardim da residência presidencial. O mesmo gesto foi feito pelo Papa Bento XVI em sua visita a Israel em 2009.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo