"Igrejas orientais enriquecem nossa história", diz Bento XVI

O Papa Bento XVI celebrou, às 17h30 (hora local), a oração das Vésperas com os sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e movimentos eclesiais na Catedral Greco-Melquita de São Jorge de Amã. Em sua chegada, foi recebido por uma multidão de jordanianos que o acolheram com entusiasmo na igreja. Bento XVI recordou que foi nesta região que os primeiros discípulos foram reconhecidos como cristãos e destacou: “O antigo tesouro das igrejas orientais enriquecem nossa história”.

Um dos momentos mais marcantes da celebração foi a proclamação do texto da carta de São Paulo aos Efésios, “A armadura do Cristão”. Em seu discurso, Bento XVI, assinalou esta passagem da Bíblia que trata da exigência da vigilância para vencer a força do mal. Bento XVI disse que a Igreja é jovem porque Cristo é vida e realmente ressuscitou! “Os jovens cristãos não podem ter medo de dar sua contribuição para do Reino de Deus no mundo”. [Ouça íntegra do discurso]

O patriarca greco-melquita, Gregório III Laham, ao discursar, saudou o Papa lembrando a visita que fez a Roma em maio do ano passado. “Há mais motivos que nos unem do que os que nos separam. A presença cristã no Oriente Médio é importante e fundamental porque a Palestina é a pátria de Jesus e Maria e precisa ser um lugar de esperança para todos os que querem a paz e o futuro das novas gerações.” Ele disse, ainda, que confia a região às orações do Papa Bento XVI e expressou o afeto de todos ao pontífice, dizendo: “Nós o amamos, Bento XVI, e estamos unidos a Igreja católica”.

Em seguida, o patriarca disse que Bento XVI é a presença de Pedro num país caracterizado pela diversidade do rito greco-melquita com a Igreja romana. “O Papa é o líder dos líderes (…)”, enfatizou.

Após os pronunciamentos, o Santo Padre recebeu presentes e participou de um momento de ação de graças. O patriarca conduziu uma oração pela paz, pela Igreja, pelos locais sagrados, pelo Papa, patriarcas e religiosos: “Imploramos a misericórdia divina. Que Cristo resplandeça em nossos corações.” Por fim, antes da benção final, o Papa foi aplaudido em pé.

Com esta celebração, Bento XVI encerrou este segundo dia de visita à Jordânia. Um dia que deu o tom de toda a peregrinação à Terra Santa. Esta viagem do Papa ao Oriente Médio é marcada pelo resgate da história bíblica e pelo diálogo ecumênico e inter-religioso. Bento XVI mostra ao mundo que cristãos, judeus e muçulmanos podem viver em paz.

O próximo compromisso do Papa Bento XVI é uma Missa, que será celebrada amanhã, 10, às 10 horas (hora local e 4 horas, horário do Brasil), no Estádio Internacional de Amã. A Missaserá transmitida ao vivo pela TV Canção Nova.

Leia mais
.: Bento XVI pede fim da manipulação ideológica da religião
.: Papa no Monte Nebo: inseparável vínculo que une Igreja aos judeus

Assista aos vídeos

.: Correspondente comenta detalhes da visita do Papa à Jordânia
.: Lugares santos são preparados para receber Bento XVI

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo