Padre Lombardi fala sobre chegada do Papa ao Paraguai

Diretor da imprensa vaticana conversou com jornalistas sobre a viagem de Francisco; Papa chegou ao Paraguai hoje

Jéssica Marçal
Enviada especial a Assunção

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, concedeu entrevista coletiva aos jornalistas na noite desta sexta-feira, 10, sobre a chegada do Papa Francisco ao Paraguai.

Ele contou que, durante a viagem, o Papa sobrevoou a Argentina pela primeira vez desde que de lá saiu há dois anos, quando foi eleito Papa. Francisco pôde  ver um pouco de sua terra natal.

E por falar em Argentina, um dos jornalistas perguntou ao Papa sobre um possível encontro dele com a presidente Cristina Kirchner. A informação foi de que ela deve estar presente na Missa de domingo, mas não há nada confirmado sobre um encontro particular com o Papa.

Padre Lombardi não deixou de comentar a devoção popular, principalmente tendo em vista que o Paraguai é um país de maioria católica. “As pessoas na rua pedem a bênção, é uma expectativa em relação ao Papa, à espera de riqueza espiritual, não é só curiosidade”.

Já na coletiva, padre Lombardi informou sobre um possível retorno de Francisco à América Latina já em 2016: o Papa deve visitar Chile, Argentina e Uruguai, mas isso ainda não está confirmado.

Outra informação dada pelo sacerdote jesuíta é que amanhã de manhã, na visita ao hospital, Francisco deve utilizar o mesmo papamovel utilizado por João Paulo II quando este esteve no país em 1988.

Um aspecto destacado por padre Lombardi foi a cerimônia de boas vindas preparada para Francisco no Paraguai. O coro e a coreografia, segundo ele, foram bem originais.

Antes de chegar para a cerimônia de boas vindas, o Papa fez uma parada diante de um cárcere feminino, o que revela a atenção de Francisco com a situação dos presidiários. Inclusive, hoje mesmo, antes de chegar ao Paraguai, o Papa visitou o presídio de Palamasola, na Bolívia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo