Papa visita comunidade carente no Paraguai e comove moradores

“Sigam em frente e não deixem que o diabo vos divida!”, disse o Papa Francisco em Bañado, comunidade carente no Paraguai

André Cunha
Da Redação

banadosO clima de comoção, alegria e solidariedade, prevaleceu na manhã deste domingo, 12, na comunidade carente de Bañado, periferia de Assunção, no Paraguai. O Papa Francisco foi até os moradores da favela, abraçou a muitos, entre eles, idosos, enfermos e crianças.

O Santo Padre quis ser próximo às pessoas da comunidade, como ele mesmo se referiu no discurso que fez no local. Lembrando a Sagrada Família de Nazaré, Francisco disse que também Jesus nasceu em situação precária, mas teve a companhia e a proximidade dos pastores e de tantos outros que se fizeram próximos a Ele.

Acesse:
.: Íntegra do discurso aos moradores do Bañados
.: Todas as notícias sobre a visita do Papa ao Paraguai

“Eu venho como aqueles pastores de Belém. Quero fazer-me próximo. Quero abençoar a vossa fé, abençoar as vossas mãos, abençoar a vossa comunidade. Vim dar graças convosco, porque a fé se fez esperança, e esperança que estimula o amor”.

E afirmou que a fé deve despertar a solidariedade no católico, deve levar as pessoas a se aproximarem umas das outras. De acordo com o Santo Padre, ir à Missa aos domingos, rezar, mas não saber o que passam os pobres do Bañado e de tantas periferias significa a morte espiritual.

“A fé, que não se faz solidariedade, é uma fé morta. É uma fé sem Cristo, uma fé sem Deus, uma fé sem irmãos”, alertou.

O encontro do Papa com a comunidadepapa_banados do Bañado, na qual há cerca de 100 mil pessoas, com 23 mil famílias, foi ocasião para que os moradores denunciassem problemas sociais enfrentados por eles no dia a dia.

Maria Garcia, representante dos moradores, afirmou que o Estado não se ocupa da comunidade e que a vê apenas como um problema a ser solucionado. Todavia, agradeceu ao Papa pela visita, afirmando ser um “grande alento, força e esperança” para os moradores da comunidade.

A representante da Associação Eclesial dos Bañados, Angélica Viveiros, aproveitou a ocasião para pedir-lhe oração e para chamar a atenção das autoridades sobre a necessidade da regulamentação da posse de terra em que moram na região, de moradia digna, atenção à saúde e à educação na comunidade.

Francisco, por sua vez, convidou os moradores da comunidade a serem solidários uns com os outros, principalmente com os idosos, os jovens e as crianças. E os exortou a não permitirem que o diabo os destrua por meio da divisão. “Sigam em frente e não deixem que o diabo vos divida!”.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo