Esta é a 25ª Viagem Apostólica internacional de Francisco; Desta vez, o Santo Padre visita os países bálticos
Da redação, VaticanNews
O Papa Francisco deu início na manhã deste sábado, 22, à 25ª Viagem Apostólica internacional de seu Pontificado, ao visitar três países bálticos: Lituânia, Letônia e Estônia. O Santo Padre permanece nos países até terça-feira, 25.
Francisco é o segundo Pontífice a visitar os países bálticos. O Papa João Paulo II visitou a região há 25 anos.
O Pontífice deixou o Vaticano às 6h50 (hora local) e se dirigiu ao aeroporto romano de Fiumicino, onde tomou o avião, às 7h37, que o levou à Lituânia, primeira etapa desta sua viagem. O lema que a Igreja na Lituânia escolheu para esta viagem papal é “Jesus Cristo, nossa Esperança”.
Após três horas de viagem, o Papa chegou a Vilnius, capital lituana, onde foi recebido pelas autoridades civis e religiosas, entre os quais o Núncio Apostólico, Dom López Quintana, e a Embaixadora, junto à Santa Sé, Petras Zapolskas.
Após a cerimônia de boas vindas, no aeroporto de Vilnius, na presença da Presidente do país, Dalia Grybauskaité, o Santo Padre dirigiu-se de automóvel ao Palácio Presidencial, para uma visita de cortesia à presidente.
Francisco doou à Presidente a cópia de um mosaico de Cristo, do século IX, sobre a Confissão de São Pedro, que se encontra no túmulo do Apóstolo, na cripta da Basílica Vaticana.
Como habitualmente durante as suas viagens internacionais, o Santo Padre enviou telegramas aos Chefes de Estado dos países sobrevoados. Neste caso, Itália, Croácia, Hungria, Eslováquia e Polônia.
Ao concluir esta viagem internacional, Francisco terá visitado 39 países em pouco mais de 5 anos de Pontificado.
Na tarde da última quinta-feira, 20, o Papa visitou a Basílica de Santa Maria Maior – centro de Roma –, para rezar diante do ícone bizantino de Nossa Senhora “Salus Populi Romani” (salvação do povo romano, na acepção de protetora), informou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke.